Rodrigo Duclos: "O desafio é descobrir como usar as novas ferramentas do 5G"

CDO da Claro conversou com a reportagem de Coletiva.net durante o South Summit Brazil

Rodrigo Duclos foi painelista no SSB - Crédito: Coletiva.net

A Tecnologia e a Inovação são as áreas que norteiam o South Summit Brazil (SSB), e a Claro, ligada aos setores, não poderia ficar de fora do encontro. A marca levou ao Cais Mauá painelistas e estandes e um desses palestrantes foi Rodrigo Duclos, que ministrou sobre o 'Papel do CTO/CDO em empresas de alto crescimento'. O chief digital officer (CDO) - diretor de Digital, em tradução livre - da operadora ainda conversou com a reportagem de Coletiva.net e avaliou que "o desafio para a comunidade inovadora é descobrir como usar as novas ferramentas do 5G".

O tipo de rede móvel faz parte da expertise do profissional e da Claro, que foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como a melhor 5G do País, em estudo realizado pela Speed.net, plataforma referência na medição da qualidade do sinal de internet. De acordo com ele, atualmente, os integrantes do ecossistema de Tecnologia atuam incansavelmente para arranjar formas de melhor utilizar a potencialidade do sistema. "Daqui a pouco, começaremos a ver os primeiros grandes sucessos da área", disse.

Outro ponto importante da atuação da Claro, também presente no SSB, é o BeOn, o hub de Inovação da operadora e da Embratel, marca da empresa para o mundo corporativo. O projeto visa ajudar e acelerar as iniciativas inovadoras, a partir de parcerias. "Com isso, estamos expondo aqui alguns ativos e recursos que temos, como nosso potencial de vendas e nossa expertise em clouds", pontuou. O resultado colhido hoje, segundo Rodrigo, vem de mais de 10 anos de trabalho e especialização na produção de softwares e, principalmente, no "pioneirismo no uso de nuvens digitais". 

Ainda sobre o BeOn, o principal exemplo da iniciativa é o trabalho com a startup de Recife Ustore, plataforma multicloud para gestão de ambientes híbridos, integrados a diferentes tecnologias de nuvens de armazenamento públicas e privadas. A partir da parceria, a Claro ofereceu à empresa a experiência na tecnologia, oportunizando crescimento para o empreendimento. "Depois, compramos uma parte e, por fim, acabamos incorporando ela. Hoje, por exemplo, o fundador da Ustore, Rodrigo Assad, é nosso diretor de Produtos B2B", completou. Agora, o objetivo é poder replicar esse modelo e "o South Summit Brazil é um ótimo lugar para fazer essas trocas". 

Centro gravitacional

Acima de tudo, para ele, o SSB é um "centro gravitacional" que congrega importantes ideias e atores da Inovação. "Aqui, temos uma comunidade muito pulsante. O evento é extremamente vibrante, firmou-se e firmou o Sul do Brasil como um expoente da área", opinou. O que mais deixa Rodrigo entusiasmado com o South Summit Brazil é o encontro de gerações, que oportuniza que "todos os curiosos trabalhem e pensem juntos em prol de soluções".

 


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

 

Comentários