Sala de imprensa do South Summit Brazil se torna um refúgio para jornalistas em calor intenso

Espaço que é utilizado como estação de trabalho conta com ampliação em relação à edição anterior do evento

Espaço comporta até 300 pessoas - Crédito: Felipe Silva Teixeira

Com o calor intenso na cidade de Porto Alegre, que registrou temperaturas acima dos 30ºC ao decorrer do dia, os jornalistas que acompanham o South Summit Brazil 2024 no Cais Mauá, no Centro Histórico da cidade, têm um refúgio com sombra e água fresca para realizar os trabalhos. O local, que tem capacidade para suportar 300 pessoas, possui 47 lugares a mais do que a edição do ano anterior.

A estrutura reservada à imprensa está localizada próxima à saída do Cais Embarcadero, mais especificamente entre os armazéns Explore Stage e o The Next Big Thing. Neste espaço, estão dispostas 10 mesas, que os jornalistas podem utilizar como estação de trabalho, sendo seis com espaço para até nove pessoas e outras quatro circulares de pequeno porte, em que podem trabalhar até seis profissionais. Para deixar o espaço mais completo, há uma pequena sala para gravar entrevistas com participantes do evento e gerar conteúdos tanto em áudio quanto em vídeo nos canais de Comunicação das equipes de mídia presentes.

No local, há estações de recarga para dispositivos eletrônicos, além de um sistema de refrigeração para garantir o conforto dos comunicadores em meio ao calor. A estrutura ainda é utilizada pelos jornalistas como um lugar para relaxar entre uma entrevista e outra, e para incentivar ainda mais o trabalho da imprensa, estão à disposição dos jornalistas salgados, frutas, café, refrigerante e principalmente água.

O ambiente é compartilhado entre os 17 media partners compostos pelas companhias de mídia nacionais Band-RS, Bloomberg Línea, Box Brazil, Correio do Povo, Critério - Resultado em Opinião Pública, Exame, Jornal do Comércio e Rádio Mix Porto Alegre. Também completam o time a RDC TV, Record TV-RS, Rede Pampa, SBT-RS e os veículos especializados Startupi.com.br e Startups.com.br, além da Ulbra TV e do Uol. Ainda, o evento conta com quatro parceiros de mídia estratégicos, sendo um deles o Grupo RBS, CNN Brasil Eletromidia e Neo Feed. Atuam também na sala de imprensa, os jornalistas da prefeitura, câmara dos vereadores, o Laboratório de Jornalismo Integrado da Escola de Comunicação Arte e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS) e a assessoria de imprensa oficial do evento.

A repórter da CNN Brasil, Isadora Aires, falou para Coletiva.net sobre sua impressão ao utilizar o espaço reservado à imprensa. "O local é organizado, mas o ar-condicionado não está dando conta de refrigerar por estarem muitas pessoas ocupando ao mesmo tempo", disse a jornalista. "No geral, o espaço é bom, tem água, café e comida, mas pecou um pouco no espaço, que poderia ser maior", completou.

Esta matéria foi produzida pelo aluno de Jornalismo da PUCRS Felipe Silva Teixeira


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários