Sindicato dos Jornalistas terá Núcleo de Estudantes

Pauta da entidade apresenta reformulação do seu estatuto e planejamento do congresso nacional de 2010

Em março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul terá um "Núcleo de Estudantes". A iniciativa tem como objetivo aproximar ainda mais a entidade do universo acadêmico, trazendo alunos para debates de temas relevantes para a categoria. A pauta da entidade para este ano ainda apresenta uma reformulação do seu estatuto e o planejamento inicial para o 34° Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá em agosto de 2010, em Porto Alegre.  


Segundo o presidente José Nunes, no ano passado, o sindicato se destacou pelas ações realizadas em prol da luta pelo diploma de jornalista. Nunes garante que, em 2009, o movimento seguirá com força. "Há tempos não víamos jornalistas nas ruas como em 2008. O apoio da sociedade civil e a aproximação com as universidades gaúchas também foi fundamental para a causa. A luta é justa e é a favor de toda a sociedade", disse em entrevista a Coletiva.Net. Nunes ainda ressaltou a realização do 33° Congresso Estadual de Jornalistas que, pela primeira vez, ocorreu no interior do Estado, em Santa Maria.  


Sobre a possível retomada do debate sobre o Conselho Federal de Jornalistas (CFJ) - citada pelo primeiro vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, - Nunes afirmou que a entidade já tem sua posição definida. "O Sindicato é a favor, pois é algo que vai fortalecer a categoria. Ao contrário do que muitos pensam, que o Conselho serviria para censura e cobrar mensalidade, ele vai regular nossa profissão".

Comentários