Sindicato dos Radialistas assinala dia 21 como dia dos profissionais

No entanto, lei sancionada pelo presidente Lula determina como data oficial o 7 de novembro, dia do nascimento de Ary Barroso

O boletim do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Rio Grande do Sul assinala dia 21, domingo, como Dia do Radialista. No entanto, o Congresso Nacional decretou e o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que coloca no "calendário das efemérides" nacionais o dia 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e também radialista Ary Barroso, como a data oficial. 


O dia 21 foi escolhido logo após inauguração da Rádio Nacional, em 1936, durante reunião entre dirigentes das demais emissoras. Diz o histórico publicado no endereço Sintonia, do Terra: "No primeiro ano, o Dia do Rádio foi comemorado; todas as estações silenciaram (no que deram uma prova extraordinária de força, pela falta que fizeram). Realizaram uma grande festa na Quinta da Boa Vista; churrascada, corridas de calhambeques, diversas gincanas, músicas e outras diversões."

Comentários