Sindicato quer que jornalistas avaliem problemas nas redações

Torves lembra à categoria que soluções podem ser debatidas no acordo coletivo

O presidente do Sindicato dos Jornalistas no Rio Grande do Sul, José Carlos Torves, está satisfeito com os encontros que teve hoje com as redações de Zero Hora e TVE. As visitas aos veículos ocorreram como parte das atividades do Dia Nacional em Defesa da Formação e Regulamentação Profissional do Jornalista. O presidente disse ao Coletiva.net que todos os profissionais de ZH que estavam presentes na redação participaram da conversa: "Demos uma discutida sobre as dificuldades nas relações de trabalho, que é a situação mais crítica no jornal".


Na TVE, o problema mais comentado foi a insegurança manifestada pelos funcionários da emissora que participaram do debate com o sindicato. "A situação na TVE e na FM Culrura é complicada e as coisas ficaram mais fragilizadas com a mudança na presidência", avaliou Torves. O objetivo da entidade é promover a conscientização dos profissionais sobre suas condições de trabalho e dos empregadores, para que esses possibilitem o crescimento de seus funcionários: "Pedimos para que as empresas dêem espaço para que os profissionais se aperfeiçoem, possam continuar estudando", disse.


O presidente orientou que todos os jornalistas façam um levantamento dos principais problemas, para que sejam estudadas soluções num acordo coletivo da categoria. "O acordo coletivo não negocia apenas piso salarial, mas visa a melhorar as condições de trabalho e a promover a valorização dos profissionais", lembrou Torves.

Comentários