Site critica relações do mercado publicitário

"Fuck Yeah Publiciotários" é anônimo e foi criado para expor situações desaprovadas por profissionais do setor

Há cerca de um mês, foi ao ar o Tumblr Fuck Yeah Publiciotários, que abriga reclamações de publicitários que desaprovam determinadas relações do mercado. Relações trabalhistas irregulares, abuso na contratação de estagiários, longas jornadas de trabalho e um ambiente pouco propício à criação são os alvos do site. Ainda há um perfil no Facebook com mais de 1.200 curtições.
"Todo o projeto e execução partiu de uma só pessoa. O que por si só já prova que, sim, ao contrário do que muitos têm usado como crítica, faz diferença um só dizer o que pensa", explicou o criador do site ao Adnews. Ele não se identifica e diz que o anonimato tem uma razão: "Amo o que faço. Mas não a forma imposta que precisamos aceitar e nunca questionar, se quisermos continuar no mercado". O blog já teve 21,2 mil visitantes únicos.
Também integra a iniciativa um vídeo postado no YouTube como forma de manifesto. A produção reclama, por exemplo, da falta de pagamento de horas extras, e de que as pessoas estariam sendo demitidas ao término da faculdade, quando não podem mais ser estagiárias. "Deixou de ser só um resmungo pessoal, como gostam tanto de caracterizar como 'mimimi', e virou um debate, um movimento", disse o criador ao AdNews.

Comentários