SSB 2024: "potencial reconhecido", diz cofundadora de única gaúcha campeã da Startup Competition deste ano

Ostera desenvolve tecnologias para melhorar o resultado de fertilização in vitro para casais inférteis

Lucia Von Mengden Meirelles é diretora-executiva e cofundadora da Ostera - Crédito: Arquivo Pessoal

A healthtech - termo para empresas especializadas na aplicação de tecnologia na área da Saúde - Ostera, de Porto Alegre, foi a vencedora da categoria Mais Escalável no Startup Competition do South Summit Brazil (SSB) 2024, sendo a única gaúcha desta edição. A marca desenvolve tecnologias para melhorar o resultado de fertilização in vitro para casais inférteis e em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Lucia Von Mengden Meirelles, diretora-executiva e co-fundadora da empresa, contou que ser um vencedor do South Summit Brazil significa que a empresa tem um propósito e que seu potencial foi reconhecido.

"É um sentimento de muita empolgação para nossos próximos passos. Agora, estamos ansiosos para o que já tínhamos planejado e também para as novas ideias que vieram dessa alegria", disse. Este é o terceiro ano consecutivo que uma empresa do Rio Grande do Sul venceu a competição. Em 2022, foi a Yours Bank, conta digital para menores de 18 anos que ensina educação e independência financeira, e em 2023, a Trashin, que oferece soluções tecnológicas para resíduos de lixo empresariais. 

Para Lucia, participar do South Summit Brazil foi importante para fazer conexões, pois ao longo dos três dias ela e a equipe da Ostera conversaram com possíveis parceiros e investidores interessados. Além disso, também fizeram novos negócios e amizades. "Conhecemos pessoas que têm empresas incríveis na nossa e em outras áreas e isso foi muito enriquecedor. Vivemos intensamente fazendo muitas conexões, dando entrevistas, marcando reuniões e conhecendo gestores", afirmou.

Segundo a profissional, ser a terceira gaúcha a vencer a Startup Competition mostra o potencial que o ecossistema inovador do Rio Grande do Sul tem. "É um reconhecimento do nosso trabalho aqui e é para a gente acreditar que somos capazes, pois das cinco finalistas, apenas uma não era do Brasil", recordou. 

Conforme Lucia, a conquista serve de lição, pois no Brasil há empresas com muita qualidade e o Rio Grande do Sul está se colocando como um grande exportador de talentos para o País e para o mundo. "A Ostera nasceu em Porto Alegre, temos muito orgulho disso, mas a ideia é expandir para o exterior, então a vitória é um grande selo da competência e de todo o potencial que o nosso Estado tem", explicou.

Resultado positivo

Para Bruno Bastos, CEO da Associação Gaúcha de Startups (AGS), é muito bom, enquanto Estado, ter uma startup gaúcha ligada à rede, vencedora de uma competição global. Segundo o profissional, ao analisar os números, de uma forma geral, a competição sempre tem grande participação de empresas de fora País e também do Brasil e de outros estados, munidas para competir, apresentando seus negócios, já em fases avançadas e com bastante clareza nos diferenciais. 

Bruno recordou que no primeiro ano a Yours foi eleita como a grande vencedora da edição. Em 2023, a Trashin ganhou como Melhor Time e em 2024 a Ostera como a Mais Escalável. Os resultados, para ele, mantém o Rio Grande do Sul visível a nível nacional pela perspectiva de investimento. "Ressalto a importância da competição para a visibilidade dos empreendedores, não só a formação de parcerias e estratégias, mas também de investimentos e também da visibilidade que a mídia dará", explicou.

O gestor percebe que a cada ano há mais startups interessadas em participar do evento por conta da visibilidade gratuita pelo bom desempenho das empresas. "A AGS está sempre ajudando os empreendedores e os conscientizando sobre a importância de participar do South Summit Brazil e que faz sentido se conectar com o poder público, investidores e com outras empresas, pois terão um output e uma visibilidade muito importante", concluiu.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanhou direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, essa foi a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, foram produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários