SSB promove debate sobre Inovação para governos

Profissionais do setor público foram convidados para apresentar o tema

Palestra contou com a presença de Paola Rüker Schaeffer, Kethy Helen Bazo, Hiparcio Stoffel e Téo Girardi - Crédito: Coletiva.net

Iniciado no começo da tarde desta sexta-feira, 22, o painel do GovTech Lab, realizado no palco RS Innovation Stage, do South Summit Brazil (SSB), debateu sobre a 'Inovação para Governos do futuro'. A palestra foi ministrada pela diretora de Gestão de Inovação da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Paola Rüker Schaeffer, o CEO do GovTech Lab, Téo Girardi; a diretora do Departamento Especializado Licitações e Contratações Profissionais (Delic) e da subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic) do Governo do Estado, Kethy Helen Bazo; além do diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do Estado, Hiparcio Stoffel.

Hiparcio iniciou o debate falando que há desafios que deveriam estar na mente de todos, como compreender as regulamentações, a criação de canais de Comunicação e promoção de espaços. "O relacionamento deveria ser mais plural do que singular, os dois lados, governos e empresas devem conversar mais", contou.

Kethy apresentou sobre o tema de compras públicas como ponte entre GovTech e desafios públicos. Segundo ela, os agentes públicos precisam estar inseridos no ecossistema de Inovação e eventos como South Summit Brazil para saber como evoluir. "Quando se fala em inovar, fala-se em soluções que 'ataquem' os problemas que atingem as empresas e os órgãos públicos", afirmou. 

Para a profissional, o maior desafio é conhecer o que está acontecendo, e que haja fiscalização, legislação e regulação. "Isso é importante para sabermos onde podemos chegar, não é um ambiente que o servidor público está acostumado a habitar, estamos familiarizados com muita burocracia", explicou

Conforme Téo, o governo precisou entrar na "onda" da Inovação e qualificar serviços. "Compreender a essência dos desafios enfrentados por líderes e gestores é fundamental para instruir e procurar soluções. Esses desafios são nossos, e o GovTech Lab vem para conectar esses desafios entre os governos e startups, para performar de forma mais assertiva", colocou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários