Tendências para aplicação nos negócios da Comunicação conduzem F5

Evento da Abradi-RS contou com compartilhamento de experiências vividas por profissionais no SXSW

Divulgação/Coletiva.net
Apontadas na conferência de entretenimento, cultura e inovação South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos, as tendências para aplicação nos negócios da Comunicação conduziram o primeiro seminário F5 de 2017. Promovido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais do Rio Grande do Sul (Abradi-RS), o evento contou com o compartilhamento de experiências vivenciadas pelas consultoras Luciana Bazanella e Vanessa Mathias e pelos empreendedores Donald Reis e Gustavo Hansel no SXSW. A iniciativa foi realizada na noite desta terça-feira, 30, no Espaço Voz, em Porto Alegre.
Dividido em dois momentos, o seminário teve início com a palestra "Trend Report", na qual Luciana e Vanessa apresentaram as cinco macrotendências de inovação. São elas: o movimento das marcas em buscar pela autenticidade e discursos coerentes com o que dizem apoiar e defender; a chegada das narrativas plurais que conversam e dão espaço à diversidade sem preconceito; a transmissão de histórias influentes em tempo real nas redes sociais; a mudança na compreensão do que é realidade, ou seja, as pessoas recebem apenas conteúdos que acreditam e o resto é desconsiderado e passa a inexistir; e a possibilidade de expansão dos sentidos, onde as tecnologias se tornam parte do corpo humano, como adesivos colados na pele que permitem o gerenciamento de smartphones. A dupla defendeu a necessidade de ampliar e atualizar os conhecimentos para que os negócios sejam bem-sucedidos.
Na sequência, os empreendedores falaram, brevemente, sobre suas percepções sobre o SXSW. Reis evidenciou as experiências no segmento tecnológico e o reflexo dele nos modelos de negócios, graças à programação do evento. "Foi fantástico, pois conhecemos pessoas de outras vertentes e percebemos que o impacto do avião a jato é o mesmo, hoje em dia, em relação à inteligência artificial", comparou, e sugeriu que a plateia se preocupe em acompanhar essa tendência. Já Hansel destacou a proporção da conferência e recomendou que todos se organizem para participar, pelo menos, uma vez do festival: "É um centro de convenções com inúmeras salas, atividades e casas das marcas. É um verdadeiro caos, mas aprendi que isso é fundamental para a proposta do SXSW, que é proporcionar uma imersão de conteúdos".
Ao final, o presidente da Abradi-RS, Erick Formaggio, aproveitou o encontro para convidar os profissionais para participarem do FIC 2017, que está com data marcada para 5 e 6 de outubro. A 13ª edição da iniciativa, que ocorrerá no Centro de Eventos do BarraShopping Sul, em Porto Alegre, deixa de ser um fórum para ser em formato de festival. Neste ano, o evento será pautado pela temática "The Experience Economy" e contará, mais uma vez, com a curadoria de Cesar Paz.

Comentários