Territórios Inovadores entram na pauta da última tarde do South Summit Brazil

Painel debateu sobre o projeto 'Pacto Alegre', que tem como objetivo estimular a transformação das cidades

Painel foi ministrado por Cezar Paz e contou com a presença de Michel Couto, Jorge Audy e Oscar Santiago Uribe - Crédito: Coletiva.net

O palco Corner Stage recebeu na tarde desta sexta-feira, 22, a palestra Pacto Alegre: Territórios Inovadores. O painel debateu sobre esse projeto, que tem como objetivo estimular a transformação das cidades por meio da consolidação e expansão de ações de inovação, criatividade e empreendedorismo em áreas estratégicas.

O fundador da Ecosys, Cezar Paz, ministrou o debate, que recebeu como convidados o assessor-técnico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), Michael Couto; e o superintendente da Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc, Jorge Audy. O painel contou ainda com um convidado internacional, o diretor-executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellin, Oscar Santiago Uribe Rocha.

Para Oscar, existem "muitas Porto Alegres", pois existem diversas periferias que devem ser vistas como um desafio para apostar o investimento na inovação e que a cidade procura uma alternativa para construir um município melhor. "Projetamos um futuro, mas esquecemos de engajar a comunidade. Não pode criar uma cidade inovadora, se não construir um diálogo entre todos", afirmou

Segundo Audy, Porto Alegre é uma cidade que tem todo o potencial de atingir os objetivos e é necessário retomar as origens de um processo mais participativo que inclua a população e aposte na diversidade para construir uma cidade melhor. "Esse potencial só se realiza se nos ajudarmos continuamente, para fazer uma cidade mais justa e com qualidade de vida melhor", ponderou

Michel avaliou Porto Alegre como um município diverso, que precisa estar unido. "Hoje, onde você sentou, o que tu fez no South Summit, uma mão periférica passou. Uma Porto Alegre que queremos é que a periferia possa ter protagonismo e que possa transformar o território para fazer da capital em um local mais justo", disse.

De acordo com Oscar, Porto Alegre tem todos os ingredientes necessários para criar um território inovador. "Tenho uma preocupação muito grande, pois é preciso unir pessoas que não se juntarão nunca, por diferenças econômicas. É extremamente importante promover esses encontros improváveis e engajar a periferia", avaliou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários