Transformações na comunicação pontuam encontro da Fenapro

Evento em Florianópolis avaliou o impacto provocado na propaganda pelas novas ferramentas

Representantes da propaganda de todo o País participaram de encontro de lideres regionais do setor que a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC), promoveram em Florianópolis nesta quinta e sexta-feira. O encontro reuniu mais de 300 publicitários nos dois dias do evento, entre os quais estavam representantes do CENP, dos anunciantes e dos veículos regionais.
As transformações no mercado de comunicação, verificadas tanto em função do advento das novas ferramentas e da internet, quanto das mudanças na legislação, foram abordadas em palestras e nas oficinas. "O negócio da comunicação está passando por uma forte transformação, criando novos desafios para as agências e veículos, em âmbito nacional e também regional. E nosso objetivo foi discutir todos os aspectos dessas mudanças com o mercado, de modo a apontar caminhos e esclarecer dúvidas",  destacou Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.
Saint'Clair de Vasconcelos, VP da Federação e presidente do Sinapro-SP, ressaltou que estas mudanças da comunicação exigem uma maior integração entre agências e veículos. "O encontro mostrou um grande amadurecimento nessa integração, além de trazer questões relevantes discutidas em âmbito nacional", observou Vasconcelos. Ele destacou que as questões nacionais passaram a ocupar espaço nos mercados regionais, e os encontros promovidos pela Fenapro trazem conhecimento e experiência, contribuindo para o treinamento e formação dos profissionais locais. 
No encontro de Santa Catarina foram discutidos temas como o impacto na propaganda provocado pelas novas mídias e novas ferramentas de comunicação; as mudanças exigidas nas estratégias comerciais dos veículos tradicionais; e como a forma de pensar o briefing dos clientes deve mudar nesse contexto. "As agências precisam repensar o modelo de criação", destacou o publicitário Gláucio Binder, VP da Regional Sudeste 1 da Fenapro e presidente do sindicato carioca, em palestra sobre como as agências devem encarar o briefing dos clientes em 2010. Binder enfatizou que o desafio hoje é sistematizar jobs dentro da agência em que toda a equipe  contribua de forma relevante para o processo criativo.
A implementação da Lei 12.232/10, que definiu as regras para as licitações públicas na área de comunicação, é outro fator relevante de mudança na forma de contratação de serviços de comunicação pelos órgãos públicos e que têm impacto no setor. Nesse sentido, a palestra do advogado Paulo Gomes, diretor jurídico do sindicato paulista, foi uma das que atraiu maior número de profissionais, interessados em entender como atuar para cumprir a lei em todos os seus aspectos.

Comentários