TV AL opera de forma experimental em canal digital aberto

Emissora passa a contar com programação 24 horas

As transmissões e produções da TV AL, da Assembleia Legislativa, agora estão disponíveis em canal digital aberto. Com programação 24 horas, a emissora pode ser acompanhada com o uso de aparelho com conversor e de antena UHF, através do canal 61.2. Ainda em caráter experimental, a expectativa é que o lançamento oficial seja realizado em agosto, no retorno do recesso parlamentar. Nesta terça-feira, 3, os detalhes e informações técnicas do modelo implantado foram apresentados à mesa diretora e ao Colégio de Líderes da Casa.
Com a iniciativa, a Assembleia passa a disponibilizar a produção do parlamento gaúcho, que antes estava disponível apenas em sinal analógico na NET, para toda a sociedade, conforme a diretora da TV AL, Civa Silveira, destacou ao Coletiva.net. A programação no sinal digital e aberto também deixa de ser compartilhada com as TVs Câmara e Senado. "Em votações importantes, como a de criação da Empresa Gaúcha de Rodovias, em que a sessão estava no seu auge, a transmissão foi interrompida. Isso não vai mais acontecer no canal aberto", explicou.
Durante a reunião, o presidente da Assembleia, Alexandre Postal, ressaltou a importância do feito, realizado a partir de convênio com a TV Câmara, e classificou o momento como parte de "uma nova era na política rio-grandense e nas telecomunicações". Postal também frisou a necessidade da Casa promover uma reestruturação técnica e de pessoal para qualificar o serviço de transmissão em canal digital aberto.
A estrutura terá capacidade de transmissão em quatro quilowatts e abrangerá um raio de 80 quilômetros, porém, inicialmente, a operação deve ser com dois quilowatts. A área de abrangência, no entanto, será ampliada a partir da consolidação da Rede Legislativa de TV Digital, que permitirá a utilização do mesmo canal para transmissão das TVs Câmara (61.1) e Senado (61.3), e da emissora da Câmara de Vereadores(61.4).

Comentários