TV Assembleia agora integra a Rede Legislativa de TV Digital

Cerimônia realizada nesta manhã oficializou as transmissões da emissora em sinal digital aberto

A TV Assembleia, do Parlamento gaúcho, foi oficializada hoje, 22, como integrante da Rede Legislativa de TV Digital, ao lado das TVs Câmara e Senado, e dos canais legislativos do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. A TV AL agora está disponível em canal digital aberto (61.2) para Porto Alegre e Região Metropolitana. Todos que possuírem televisor com conversor poderão acompanhar as notícias sobre as atividades da Casa do Povo. "A rede legislativa, que hoje oficializamos no Rio Grande do Sul (?), por meio do canal digital, é uma feliz realidade na democratização da informação, um passo importante no trabalho que é realizado pelos legislativos", avaliou o presidente do Parlamento gaúcho, Alexandre Postal (PMDB).
O plano de trabalho foi assinado nesta manhã por Postal e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), em cerimônia que lotou o Salão Júlio de Castilhos. Durante a solenidade, a jornalista Magda Beatriz, primeira âncora da TV AL, apresentou um breve telejornal, no qual contou a história da emissora. Reportagens promoveram uma retrospectiva sobre o canal do Parlamento gaúcho e explicaram o funcionamento da Rede Legislativa de TV Digital. "Tenho plena convicção de que quem assiste à TV Câmara, à TV Assembleia, sabe e tem compreensão do que é o papel realizado pelo nosso Parlamento e o que é realizado pelos nossos parlamentares", ressaltou Marco Maia.
 "Será uma grande oportunidade de melhorar os mandatos, dar qualidade aos nossos projetos e, ao mesmo tempo, estar presente no Parlamento e nas comunidades", declarou o deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS), que exercia a presidência da Casa quando, em 2010, começaram as tratativas para a implantação da TV AL em sistema digital. O deputado estadual Adão Villaverde (PT), que em 2011 deu continuidade ao trabalho da gestão anterior, afirmou que a rede "vai significar não só informação, mas mais controle e mais relação com a sociedade".
Presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Batista Filho saudou a iniciativa e aproveitou o momento para ressaltar o papel dos profissionais da área. "Este também é um momento de reiteração de compromissos básicos que todos nós temos com a sociedade. E esses compromissos são com a preservação de valores reais, imperecíveis: com a ética, com a transparência, com a moralidade e a divulgação, a propagação, a proclamação da verdade", defendeu.
Também foram assinados outros três acordos envolvendo, além da AL e Câmara dos Deputados, 12 câmaras municipais e a TVE - Fundação Cultural Piratini de Rádio e Televisão. Ao final da cerimônia, foi inaugurada uma placa alusiva ao evento.

Comentários