TV Assembleia digital será marco na comunicação do Legislativo

Emissora deverá operar em caráter definitivo nas próximas semanas

O superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Marcelo Villas-Bôas, considerou "um marco na comunicação do Parlamento" o início da operação da TVAL em canal aberto e digital (canal 61.2), que ocorre de forma experimental desde 25 de junho. A modernização deverá ser inaugurada em definitivo agora em agosto. Conforme Villas-Bôas, após estar concluída a fase de ajustes, o canal aberto do Legislativo estará disponível para toda a Região Metropolitana. O sinal aberto da TVAL vai alcançar um raio de 80 a 90 quilômetros de Porto Alegre, "o que aumenta significativamente a nossa possibilidade de audiência, saindo da limitação do canal 16 da NET", explicou.
De janeiro a junho de 2012, a TVAL transmitiu ao vivo 60 audiências públicas e reuniões das comissões parlamentares e 61 sessões plenárias. Foram produzidas 116 edições do Jornal da Assembleia. Também foram ao ar 121 edições do Espaço Público, programa transmitido ao vivo pela TVAL e pela TVE, que antecipa as notícias do dia no Parlamento, às 8h45, de segunda a sexta. Outras três atrações foram transmitidas ao vivo no 1º semestre, somando 25 edições.
Na grade de exibição gravada, a TVAL conta com três programas diários e 17 semanais, que juntos, de janeiro a junho de 2012, somaram 643 programas inéditos. Entre os programas semanais, quatro novas atrações entraram no ar no 1º semestre. Foram também produzidas outras quatro atrações gravadas, totalizando 167 edições.
Por seu lado, no primeiro semestre de 2012,  a Agência de Notícias da Assembleia veiculou mais de 5,2 mil matérias jornalísticas, totalizando uma média 30 publicações diárias, entre as publicações da própria Agência, dos gabinetes parlamentares, das bancadas, da TV AL, da Rádio AL, da Escola do Legislativo, do Espaço do Vereador e do Solar dos Câmara. Nesse mesmo período, a Agência de Fotos publicou mais de oito mil imagens de eventos institucionais e de gabinetes parlamentares. O site na internet recebeu mais de 530 mil acessos também no primeiro semestre.
Responsável pela atualização do site do Parlamento e pela distribuição do material jornalístico para todos os veículos de comunicação do Estado, a Agência de Notícias conta com um novo portal, desde o final do ano passado. O novo layout do site inclui um slider rotativo, com espaço para três matérias na manchete principal e para mais seis notícias em destaque (duas da Agência de Notícias e quatro de comissões ou gabinetes parlamentares). Da mesma forma, desde 2011, a Agência de Fotos apresenta um visual que organiza as imagens por assunto, além de ferramentas para o envio de conteúdo por e-mail e o compartilhamento nas mídias sociais.

Comentários