TVE e FM Cultura estréiam campanha de combate à dengue

Personalidades gaúchas participam da ação contra a doença

Estréia hoje na TVE e na FM Cultura a campanha "Todos contra a Dengue - A sua atitude faz diferença", composta de uma série de VTs e spots com depoimentos de vários artistas e personalidades do Estado. Entre eles, estão Ivo Nesralla, Luis Fernando Verissimo, Lucas (jogador do Grêmio), Moacyr Scliar, Nei Lisboa, Nico Nicolaiewsky e Zé Victor Castiel. A ação procura alertar a população sobre os risco de contaminação através do mosquito transmissor, Aedes aegypti, e informar sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação da dengue, que já registra no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 600 casos de notificação.


A dengue também é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 50 milhões a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da doença.


A campanha foi desenvolvida internamente, sob a supervisão do Departamento de Marketing da Fundação Cultural Piratini. A criação, o roteiro e a edição são de Patrícia Flesch, a produção, de Dirceu Neto, a operação de câmeras, de Carlos Alberto dos Anjos, Beto Azevedo, J.K. Marinho e Rogério Tavares. Colaboraram José Manoel da Silva e Henrique Schuck.

Comentários