Twitter anuncia série de medidas que buscam frear conteúdos manipulados

Medida entrará em vigor em 5 de março

Medida entrará em vigor no início de março - Reprodução

Foi anunciado na última terça-feira, 4, uma sequência de medidas adotadas pelo Twitter a fim de frear a disseminação de conteúdo manipulado, tais como deep fakes, imagens e vídeos editados ou retirados do contexto que contenham o objetivo de prejudicar indivíduos ou grupos. A partir de 5 de março, mensagens que incentivem manifestações violentas contra estes ou que intimidem receberão novos tratamentos. 

Com a novidade, quem realizar estes atos poderá ter o tweet: marcado com um aviso de mídia manipulada; receberá um aviso antes que outro usuário curta ou dê um RT (retweet); terá sua visibilidade reduzida e/ou não poderá ser recomendado; e será ligado a uma página com mais explicações e contexto adicional sobre a mídia. 

Conforme a plataforma, será averiguado o texto e metadados ligados à mídia, o usuário que a publicou e os sites e grupos aos quais o perfil é ligado. Ademais, o Twitter verificará se o conteúdo recebeu inserções ou sobreposições de áudio e vídeo; se foi editado da fonte original, com o objetivo de alteração de contexto; e se há simulação representando uma pessoa. 

Usuários que compartilharem mídias manipuladas poderão sofrer sanções e até mesmo banimento da rede social por violação dos Termos de Serviço.

Comentários