Versão da hora

Vice Media tira páginas do ar em protesto contra prisão de jornalista

Protesto da Vice Media | Crédito: Divulgação
Nesta quarta-feira, 21, as páginas de todos os canais digitais da Vice Media - plataforma jornalística voltada ao público jovem - ficaram fora entre meio-dia e 14h, pelo horário de Brasília. A medida, que impactou quase 100 homepages, foi um protesto contra a prisão do jornalista Mohammed Rasool, que trabalhava para a Vice News. Ele está detido há 56 dias na Turquia, sob a alegação de envolvimento com uma organização terrorista. No lugar de notícias, quem acessou algum canal da Vice durante o período encontrou tela preta e uma mensagem em vídeo, na qual o veículo pede ajuda para libertar Rasool. Para isso, foi criada uma petição na plataforma Change.org, em colaboração com o Comitê para a Proteção a Jornalistas (CPJ), e dirigida ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Mohammed Rasool, de 25 anos, e dois colegas de trabalho da Vice News, Phil Pendlebury e Jake Hanrahan, foram detidos pela polícia turca sob acusações de assistência a uma organização terrorista durante uma cobertura jornalística na região sudoeste da Turquia. Pendlebury e Hanrahan foram libertados 11 dias depois, mas Rasool ainda está detido em um presídio de segurança máxima para terroristas. Segundo a Vice, a detenção do jovem repórter é parte de um cenário difícil ainda maior de repressão à liberdade de imprensa na Turquia, que silenciou jornalistas locais e internacionais que tentavam fazer seu trabalho na região, sobretudo durante o período de eleições do país, que acontecerão no próximo mês.
Diretor executivo do Comitê para a Proteção a Jornalistas, Joel Simon considera a prisão de Rasool uma injustiça, que destaca a natureza arbitrária, inconstante e punitiva do sistema judiciário turco. "Ela é também um lembrete do papel essencial da equipe de apoio da imprensa, os intermediários, correspondentes contratados, tradutores e motoristas que arriscam suas vidas para trazer-nos as notícias. É por este motivo que devemos nos unir em apoio a Rasool e exigir que o governo turco faça a coisa certa: retirar todas as acusações contra Rasool e liberá-lo imediatamente", enfatiza.
Confira o comunicado de Alex Miller, chefe global de conteúdo da Vice:
"Não podemos ficar parados quando um de nossos próprios jornalistas é detido sob alegações infundadas. Nossos leitores se preocupam profundamente com a liberdade de expressão, os direitos humanos e a proteção de todos os jornalistas mundo afora, e acreditamos firmemente que eles apoiarão esta causa. Por isso, hoje usaremos toda a rede de canais Vice para pedir ajuda diretamente ao nosso público para assegurarmos a libertação de nosso companheiro - um jornalista jovem e talentoso que estava apenas fazendo seu trabalho. Hoje, mostre seu apoio e ajude-nos a libertar Rasool.
Durante décadas, jornalistas do mundo todo contaram com a ajuda de jornalistas como Rasool para cobrir eventos em áreas desconhecidas ou perigosas. Sem esse apoio e conhecimento local, o processo de coleta de informações de notícias internacionais seria impossibilitado, e alguns dos casos mais importantes do cenário mundial não viriam à tona em uma esfera internacional.
Mundo afora, da Turquia ao Irã, da Rússia ao Egito, Mohammed Rasool e jornalistas locais ainda são silenciados através de perseguições injustas da parte de governantes que não desejam uma cobertura imparcial de suas atividades. Hoje, a VICE Media chama atenção para as ameaças à liberdade de imprensa e pede que a comunidade internacional tome providências para a libertação de Mohammed Rasool."

Comentários