Versão da hora

Família tem instalado em casa o medidor de audiência de TV do Ibope

A equipe da Folha.com encontrou uma família na Grande São Paulo que possui o aparelho medidor de audiência da TV brasileira. Instalado pelo Ibope, o 'peoplemeter' é colocado nas residências mediante dados do censo medido pelo IBGE.
Cada ponto no aparelho equivale a 58 mil residências sintonizadas no determinado canal. Segundo o colunista Ricardo Feltrin há 750 aparelhos como esse em São Paulo e em torno de 4 mil em todo o País. Os números apresentados auxiliam agências de publicidade a definirem quando e por que seus clientes devem anunciar em determinados horários na TV.
A Folha também registra que as famílias selecionadas pelo Ibope manuseiam o aparelho voluntariamente ao instituto. A amostragem é colhida em casas com até oito moradores, todos representados em botões dispostos no 'peoplemeter'. O funcionamento do aparelho é explicado da seguinte forma: quando um morador decide em nome da família o que todos vão assistir, essa pessoa clica em seu próprio número (em vermelho, de 1 a 8), informando em seguida quantas pessoas da família estão assistindo junto (em verde, de 1 a 8 também). Também informa o sexo das pessoas presentes e faixa etária de todos os espectadores.
O aparelho deixado nas residências está conectado diretamente ao Ibope, que monta o cálculo de audiência de cada programa em tempo real e faz os relatórios mensais - o chamado Painel Nacional de Televisão.

Comentários