Zero Hora não tem nova proposta sobre horas-extras

O sindicato esperará conclusão de negociação coletiva para então se dedicar ao caso do jornal

A direção do Sindicato dos Jornalistas no Rio Grande do Sul esteve reunida pela manhã com a direção do Grupo RBS para negociar as horas-extras dos jornalistas de Zero Hora. O jornal havia feito uma proposta de acordo que foi rejeitada pela entidade, que considerou que a sugestão de ZH seria uma redução de salário, o que é ilegal, segundo a lei trabalhista. A direção da RBS não ofereceu uma segunda proposta ao sindicato.

No início da tarde, os dirigentes da entidade se encontraram com a comissão dos jornalistas de Zero Hora, que estavam dispostos a aceitar a primeira proposta, de compensação das horas-extras no salário. Porém, o presidente do sindicato, José Carlos Torves, explicou ao Coletiva.net que a decisão de entrar com uma ação contra o jornal é de competência da entidade trabalhista. Ele alega que essa compensação não está prevista no acordo coletivo já firmado.

Para não atrasar a negociação do dissídio coletivo, o sindicato esperará que a convenção da categoria termine para então se dedicar ao caso específico de ZH. A entidade já encaminhou ao sindicato patronal proposta de novo piso salarial - de R$ 1.538,64, tanto para a Capital como para o interior - e aguarda contraproposta, que deve ser entregue a partir desta terça-feira.

Comentários