Começa em Porto Alegre o 10º Congresso Internacional da Gestão

Durante evento acontecerá ainda à cerimônia de entrega da 14º edição do Prêmio Qualidade RS

O coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Pierry, também presidente do Fórum Nacional dos Programas da Qualidade, Produtividade e Competitividade (Fórum QPC), Luiz Pierry, realizou a abertura, nesta segunda-feira, 20 das atividades no primeiro dia do 10º Congresso Internacional da Gestão, que nesta edição aborda o tema 'Crises: Gestão da Mudança e Oportunidades'. Segundo Pierry, para enfrentar a crise é fundamental as organizações terem um alicerce bem estruturado em sua gestão. "Já que não podemos evitar a crise, é possível amenizá-la com gestão eficiente e processos bem definidos", afirmou.
Simultaneamente às palestras, acontecem workshops sobre a gestão de pessoas e conhecimento, feira de negócios com os resultados obtidos por organizações governamentais, entidades filantrópicas e comitês regionais e setoriais. Nesta segunda e terça-feira, 20 e 21, até as 18h, no Teatro do Sesi/Fiergs, acontecem palestras de lideranças nacionais e internacionais em painéis que tratam sobre oportunidades de inovação e melhoria dos processos nos momentos de crise, transformações estruturais na economia global, administração de riscos, gestão pública, tecnologia e produtividade e modelos de negócio. Na quarta-feira será o dia das visitas técnicas. Amanhã, 21, às 19h, haverá a cerimônia de entrega da 14º edição do Prêmio Qualidade RS às organizações vencedoras. A premiação será no Centro de Exposições da Fiergs. A expectativa é reunir, para o evento, mais de 6 mil pessoas. Os dois encontros, juntos, são o maior evento na área da qualidade no mundo.
Entre os participantes do Congresso estão o diretor-executivo do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento/BID, Martin Chrisney; que falará sobre o tema "Gestão Globalizada: Competitividade e Infraestrutura". Chrisney é especialista em desenvolvimento do setor privado e atua como consultor para governos e setor privado nas questões de competitividade, desenvolvimento empresarial e reforma política. O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia participará do painel nacional "Gestão Pública de Resultados", onde terá a oportunidade de relatar os resultados do trabalho desenvolvido em Minas Gerais em sua vasta experiência na área pública. Anastasia foi o responsável, na gestão de Aécio Neves, pelo Choque de Gestão em MG. O presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do PGQP, falará sobre os "Compromissos com a Sociedade Brasileira". O chefe da Divisão de Gestão e Performances do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Martin Forst, falará sobre os "Desafios da Gestão Pública frente às Crises". Seu campo de atividades engloba desenvolvimento estratégico e de gestão, que abrangem indicadores da gestão pública e regionais.
Nesta terça-feira, 21, também está prevista reunião, das 17h às 18h30min, com as principais lideranças brasileiras da Rede de Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC), com o principal objetivo apresentar práticas e projetos dos Programas Estaduais de Qualidade de todo o Brasil.
O PGQP atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de oito mil organizações associadas e uma rede de 79 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Comentários