Iniciativa privada será fundamental em obras de preparação para a Copa

Das 24 iniciativas de melhorias para o evento, mais da metade do valor total são oriundas de parcerias público-privadas (PPP)

A compreensão de o desenvolvimento para Porto Alegre após a Copa do Mundo de 2014 somente será possível com a parceria entre as esferas do poder público e a iniciativa privada foi o tema principal de duas palestras realizadas pelo secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, na manhã desta quinta-feira, 23. Os eventos foram promovidos pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e pela Associação de Dirigentes Cristãos de Igreja (ADCE).
Nos dois encontros, Fortunati apresentou a relação de ações prioritárias elaborada por técnicos da Secopa e dos demais órgãos da prefeitura. Levantando-se em conta as 24 iniciativas expostas, que somam um investimento de cerca de R$ 6 bilhões, mais da metade do valor total são oriundas de parcerias público-privadas (PPP). "São obras de grande dimensão. O poder público sozinho não teria condições de financiar todas as transformações que as cidades precisam", enfatizou o secretário.
Dentre as ações que deverão contar com o apoio de parceiros privados, totalizando cerca de R$ 4 bilhões, estão o projeto Portais da Cidade, que irá qualificar o transporte coletivo na Capital; a linha Copa do Metrô, que deverá ir da estação Mercado até a Lomba do Pinheiro; a revitalização do Cais Mauá e a modernização e construção das arenas esportivas (Beira-Rio do Internacional e Nova Arena do Grêmio). "Porto Alegre será, em 2014, a única cidade brasileira com dois estádios dentro dos padrões exigidos pela Fifa e isso sem um único centavo do poder público", explicou Fortunati.

Comentários