Ibravin e Senar irão capacitar viticultores

Programa de boas práticas agrícolas será disponibilizado para 170 produtores da Serra Gaúcha

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) assinaram nesta terça-feira, 1º, termo de cooperação para a implantação do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento, módulo Boas Práticas Agrícolas (BPA). O acordo permitirá a capacitação de 150 produtores da Serra Gaúcha, divididos em 10 turmas. A carga horária do treinamento é de 52 horas, entre o curso e a consultoria. O convênio prevê ainda que o Senar entre com os recursos para o pagamento dos instrutores e o Ibravin faça a articulação e mobilização dos produtores, organização das turmas e produção dos materiais didáticos.
Na solenidade de assinatura do termo, que ocorreu na Expointer, o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, enalteceu a busca por maior qualidade da matéria-prima como fundamental para a elaboração de vinhos, sucos e espumantes. "Capacitação não tem custo para o produtor e também ajuda na organização da propriedade, na melhoria de processos e redução de riscos de contaminação ou qualquer outro problema para o viticultor", disse.
Superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl destacou a importância da parceria com o Ibravin em benefício do produtor. "Trata-se de uma ação educadora dentro do meio rural, que muito nos enche de orgulho", afirmou. João Telles, diretor técnico do Senar-RS, lembrou da participação da Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o treinamento dos sete instrutores que atuarão na iniciativa. "Chancelados por instituições de peso, eles levarão conhecimento e capacitação técnica aos nossos produtores, estimulando maior renda e competitividade no mercado", pontuou.
O Programa Alimentos Seguros (PAS) Uva para Processamento é uma ferramenta de prevenção de riscos que podem ocorrer durante todas as etapas da produção que envolvem a manipulação da uva, desde o preparo da matéria-prima até a comercialização. Foi desenvolvido por meio de convênio entre Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ibravin, com apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Embrapa Uva e Vinho. De 2014 a este ano, foram capacitados 80 produtores.

Comentários