Empresas gaúchas vão ao exterior em programa de aceleração

Oito companhias participam de imersão de 45 dias em Portugal e no Vale do Silício, nos Estados Unidos

Uma iniciativa do Sebrae/RS colocou oito empresas gaúchas de tecnologia em contato direto com o mercado internacional. O programa de aceleração dividiu os empreendimentos em dois grupos para uma imersão de 45 dias em Portugal e no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Os participantes estão recebendo consultorias, mentorias, visitando eventos específicos de suas áreas de atuação e reforçando contatos. As empresas integram o Projeto de Negócios Internacionais de TI, promovido pela entidade.
Conforme explica a coordenadora estadual do Programa de TI e Startups do Sebrae/RS, Débora Chagas, os programas estão em andamento, "e têm como objetivo gerar experiência real de mercado, a partir de vivências e consultorias em dois polos de tecnologia", disse. Em Portugal, as empresas estão na aceleradora Fábrica de Startups e, no Vale do Silício, na Galvanize. Os dois programas estão sendo coordenados pela consultoria internacional Broggini, licitada pelo Sebrae/RS.
Segundo a coordenadora, os participantes passaram por diversas etapas: seleção; capacitação, em que consultores abordaram os mercados europeus e norte-americano e que resultou em um plano de ação; consultoria online; e aceleração, que é a imersão de 45 dias no exterior. "A ideia era fazer com que eles chegassem lá preparados, ou seja, com um plano de internacionalização e com alguns contatos já alinhados", destaca Débora.
Uma dessas empresas é a i9Access, que está no Vale do Silício. Com sede em Porto Alegre, o empreendimento criado em 2009 é pioneiro em soluções inovadoras de telesaúde, aproximando médico e paciente. Conforme o diretor Alexandro Bordignon, "os objetivos são democratizar o acesso à saúde para todo cidadão, oferecendo as melhores soluções possíveis". Entre elas, está o Mobile Care, um sistema de monitoramento de pacientes crônicos ininterrupto. As informações enviadas pelo paciente são recebidas na central médica, que alerta a equipe no caso de precisar de uma atenção especial, diminuindo a necessidade de internações e consultas aos postos de pronto atendimento.
As práticas na aceleradora norte-americana englobam grupos de estudos, palestras, cursos e mentorias individuais. "Nas atividades conjuntas é como se fosse uma sala de aula onde cada um debate o problema do seu negócio", relata o diretor. Os tópicos abordados incluem modelagem de produto, desenvolvimento de negócios e crescimento. Na percepção do empresário, "o mercado que estamos conhecendo é muito focado no cliente, rápido e preocupado em quem vai se beneficiar com as soluções". Para ele, compreender esses processos servirá para melhorar ainda mais o planejamento dos negócios da empresa, que hoje atua em nível nacional. O próximo passo é, futuramente, investir no exterior.
Empresas participantes:
- Portugal
ACP Sistemas - Alessandro Palma
Lexsis - Bruno Prisco
Unirede - Gabriel Pedroso
Enttry Softwares - Thiarlei Macedo
- Vale do Silício
i9Access - Alexandro Bordignon
Cake ERP - Daniel Pozza
Endeeper - Luiz Henrique Boff
Imaps - Eduardo Corsi

Comentários