Ações da prefeitura foram apresentadas em congresso no México

Evento Internacional teve como objetivo gerar conhecimento compartilhado sobre o esporte e suas interdependências

Três projetos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre foram apresentados no XI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, ocorrido de 22 a 25 de abril, em Guadalajara, no México. Nesta edição, o encontro teve como objetivo gerar conhecimento compartilhado sobre o esporte e suas interdependências com a convivência democrática, a educabilidade, a sociabilidade, a saúde pública, o bem-estar e o desenvolvimento humano, como prioridade nas políticas públicas.
Organizado pela Associação Internacional de Cidades Educadoras, o evento é realizado a cada dois anos. O objetivo é cumprir o proposto na Carta da entidade no que se refere à transversalidade dos temas e à perspectiva de que toda cidade e seus órgãos eduquem. Os três projetos inscritos pela prefeitura que foram aprovados: Capoeira na Escola, Social Futebol Clube e Escola Aberta, foram apresentados por seus representantes na Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A comitiva participou, também, de oficinas realizadas simultaneamente ao congresso. Uma das atividades foi a visita a bairros de Guadalajara, onde ocorrem projetos de lazer na rua. Além disso, houve também o convite, por parte de dirigentes da Universidade Pedagógica Nacional, do município de Tlaquepaque, para que a experiência do projeto Escola Aberta fosse apresentada aos alunos do curso de Educadores Sociais.
De acordo com Manoel José Ávila da Silva, responsável pelo projeto Capoeira na Escola, a vivência foi muito positiva. Destacou a importância da oportunidade  para a troca de experiências e conhecimento com cidades da América, da Europa e da Ásia, além da divulgação das práticas desenvolvidas na rede municipal de Porto Alegre. "Além de possibilitar o intercâmbio de informações entre as cidades, também oportuniza o estabelecimento de novos vínculos, criando espaços para experiências inovadoras na área da educação", ressaltou. O congresso também teve a participação da coordenadora do ensino fundamental Adriana Santos e da coordenadora do Escola Aberta, Nara Margarete Adolfo, ambas da Smed.
As atividades apresentadas ocorrem desde 2005 e são realizadas no contra-turno e nos finais de semana de diversas escolas municipais. O objetivo dos trabalhos é melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino por meio de práticas esportivas, sociais e culturais.
Leia também em Coletiva. Net
Projetos da prefeitura são apresentados em congresso internacional

Comentários