Aplicativo que auxilia em atendimento de saúde em abrigos é desenvolvido no Tecnopuc

Ferramenta permite diagnóstico e encaminhamentos imediatos de desabrigados pelas enchentes aos serviços médicos do RS

Ferramenta ajuda em atendimentos médicos e encaminhamentos de famílias que estão em abrigos - Crédito: Divulgação/WebMed

Com intenção de proporcionar atendimento médico para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, profissionais da área da saúde se uniram ao setor de inovação e tecnologia da startup WebMed, que faz parte do Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Tecnopuc), para desenvolver uma ferramenta que ajude no atendimento médico de quem está nos abrigos. O acesso à plataforma é realizado por meio do preenchimento de um questionário on-line em que as pessoas podem apresentar sintomas e solicitar a avaliação e encaminhamento para pediatras, psiquiatras, dermatologistas, entre outras áreas. 

Por meio do app, também será possível requisitar atestados, receitas e medicamentos. O material desenvolvido é uma adaptação de um aplicativo que a healthtech já tem, o ShortMed. A versão customizada, chamada ShortMed SOS Enchentes, é totalmente gratuita, e ligará os pacientes a médicos voluntários do Brasil inteiro, chancelados por associações profissionais, como Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), além de hospitais e clínicas. Ainda apoiam a iniciativa a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Inovação de Porto Alegre.

O CEO e fundador da WebMed, Luciano Lorenz, afirma que a ideia surgiu após o aumento do número de desabrigados. Além disso, também relata que ele e sua equipe se reuniram para pensar a melhor forma de como poderiam contribuir com a tecnologia para esse momento. "As pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social poderão ser atendidas nos abrigos de forma on-line ou presencial rapidamente e com simplicidade, podendo ser encaminhada a uma instituição de saúde, caso seja necessário", explica.

 

Comentários