Aprovado repasse de verba federal para restauração do Margs

Prédio histórico receberá R$ 5,6 milhões para obras de reforma e manutenção, além de recuperação do terraço

Margs - Sofia Wolff / Especial / Arquivo

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) foi agraciado com verba federal no valor de R$ 5,6 milhões. O valor será destinado à reforma da parte superior do prédio e a melhorias no sistema de climatização. A liberação do recurso foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 18.

Por tratar-se de uma construção histórica, tombada em âmbito estadual e federal, o prédio necessita de manutenção e reformas que garantam a preservação do patrimônio e a adequação às normas museológicas. A verba anunciada provém de repasse federal, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça. O valor garantirá a execução de projeto de restauro originado em 2013 e apresentado em 2015.

Nos próximos meses, será iniciado o processo licitatório por parte do Estado para a escolha da empresa que realizará o restauro, cujas obras devem durar cerca de seis meses, conforme estimativa inicial. O projeto, agora, deverá passar por readequações e reavaliações. Os prazos tanto da licitação quanto da reforma somente poderão ser melhor previstos no decorrer desse processo.

Comments