Assembleia presta contas do que fez no semestre

Presidente Adão Villaverde destacou a retomada dos grandes debates no Parlamento gaúcho

A retomada do Parlamento rio-grandense como centro dos Grandes Debates acerca de temas de interesse dos gaúchos e dos brasileiros, em parceria com a Câmara dos Deputados, foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), como um dos principais acontecimentos do primeiro semestre de 2011, juntamente com a ação parlamentar e a gestão compartilhada. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 20, ele anunciou a conferência do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo debate, sobre Reforma Política, previsto para o dia 11 de agosto, e os contatos que estão sendo feitos com o PSDB para conferência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o mesmo tema, em setembro ou outubro.
No semestre, foram realizados 15 eventos, entre conferências, debates e seminários - 13 em Porto Alegre e dois no interior, em Caxias do Sul e Canoas -, que tiveram a participação de mais de 8 mil pessoas e trouxeram para o Estado um grande número de gestores públicos federais (entre os quais nove ministros de Estado), estaduais, municipais e personalidades internacionais, que estiveram no Programa Destinos e Ações para o Rio Grande. Participaram também da entrevista os quatro superintendentes, Ricardo Arend Haesbaert (Geral), Ricieri Dalla Valentina Jr (Administração e Finanças), Pedro Sérgio Guimarães (Legislativo) e André Luiz Simas Pereira (Comunicação Social e Relações Institucionais).
Villaverde destacou a gestão compartilhada da 53ª Legislatura - com alternância democrática na política e continuação no gerenciamento da Casa -, com transparência e resposabilidade social; a ação legislativa e a atuação parlamentar, com os intensos debates em Plenário - 150 matérias votadas e 145 aprovadas, 146 audiências públicas das Comissões, 67 na Casa e 79 no interior - também como realizações importantes do Legislativo. E ainda ressaltou, na área administrativa e de gerenciamento, a criação do Comitê Gestor, que vai acompanhar os quatro anos da 53ª Legislatura, até 2014, como uma inovação que vai impedir a interrupção abrupta anual nos trabalhos do Legislativo, que acontecia até aqui.
O presidente também anunciou que já estão no ar no site www.al.rs.gov.br/Transparencia/  informações completas de todas as diárias pagas pela Casa aos deputados, como CNPJ, data de emissão, número da nota fiscal ou ticket, cidade de origem de quem forneceu, e também dados do bilhete aéreo. "Podemos ressaltar os avanços no tema da transparência e controle sobre as diárias, além da instalação da Comissão que está trabalhando na revisão do Regimento Interno", disse Villaverde.

Comentários