Começa a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

Feira voltada para o agronegócio acontece até a próxima sexta

Realizada desde 2000 pela Cotrijal, a 17ª edição de Expodireto se iniciou na manhã desta segunda-feira, 7, em Não-Me-Toque, no interior do Estado. Cerca de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades estarão expondo seus produtos.
A abertura do evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori que, em seu discurso, disse que a Expodireto é um patrimônio do Estado. "Temos aqui exemplos de empresas, entidades e organizações que muito perseveraram para desenvolverem uma trajetória próspera, vitoriosa e exitosa", pronunciou.
O governador assinou decreto da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que simplifica e estabelece fluxo único para o licenciamento ambiental, bem como diretrizes e procedimentos para a outorga do uso da água, e do alvará de construção de reservatórios artificiais para uso na irrigação agrícola. A medida visa organizar e romper com a burocracia, sem deixar de lado a sustentabilidade.
Além dos visitantes brasileiros - em 2015 o público chegou a mais de 230 mil pessoas -, a Expodireto Cotrijal projeta muitos estrangeiros para 2016. Mais de 70 países deverão marcar presença no evento e, assim como em anos anteriores, um espaço será preparado para recepcionar esses visitantes, o "International Point". A participação de importadores e representantes comerciais estrangeiros na feira rendeu, em 2015, uma movimentação que chegou a R$ 237,5 milhões.
A feira também é reconhecida como palco de debates de questões para o agricultor e pecuarista e, este ano, sediará os fóruns e encontros que visam a buscar soluções para os diversos setores do agronegócio. Um dos temas que será debatido é o seguro rural.

Comentários