Membros do Conselho Estadual de Cooperativismo são empossados

Colegiado reúne representantes do governo do Estado e da sociedade civil

Cerimônia de posse dos novos membros do Cecoop | Luiz Chaves/Palácio Piratini
O Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), empossou os seus novos membros em solenidade no Galpão Crioulo do Palácio Piratini nesta quinta-feira, 9. O colegiado reúne, de forma paritária, representantes do governo do Estado e da sociedade civil, representando os 13 ramos do cooperativismo. O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, assumiu a presidência do Cecoop, na cerimônia que contou com a presença do governador José Ivo Sartori.
Na ocasião, o governador afirmou que as políticas estaduais de apoio ao setor têm a missão de estimular a forma cooperativa de planejamento social, econômico e cultural, tendo desde a raiz valores de associativismo e união. O governador ressaltou, ainda, a força do movimento cooperativo e sua representatividade na economia do Estado.
Conforme dados da Ocergs, em 2014, o faturamento foi de R$ 31,2 bilhões. "Lembro que é preciso fomentar a inclusão do ensino do cooperativismo nas escolas, porque mudar parâmetros de organização, de produção e de consumo é vital para construirmos uma sociedade mais forte e colaborativa, que avança para crescer", completou Sartori.
O secretário, que já foi superintendente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), salientou a importância do setor para a economia do Estado e lembrou o trabalho articulado dos diferentes segmentos. "Nossa sociedade precisa da cooperação para superar os desafios", disse. O presidente da Ocergs, Vergílio Perius, afirmou que governo e cooperativas devem firmar mais parcerias e garantiu que, mesmo em um momento de dificuldades, o setor terá crescimento.

Comentários