Número de homicídios diminui nos Territórios de Paz

Autoridades da segurança pública deram entrevista coletiva para divulgar os índices

Em coletiva de imprensa esta manhã, autoridades da segurança pública estadual informaram que 60 dias após o reforço policial nos Territórios de Paz, em Porto Alegre, o número de homicídios apresentou uma redução de 44%. Nos 30 dias que antecederam a iniciativa, de 14 de agosto a 12 de setembro, houve 16 ocorrências de homicídios nos bairros Restinga, Rubem Berta, Santa Teresa e Lomba do Pinheiro. No período posterior, entre 13 de setembro e 12 de outubro, foram registrados nove homicídios. O número manteve-se o mesmo entre 13 de outubro e 11 de novembro.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, disse que a redução se deve ao reforço no policiamento, no trabalho de mapeamento da criminalidade, nos investimentos em equipamentos e na qualificação profissional na área de policiamento comunitário. "Os resultados não são definitivos, é preciso manter esse trabalho conjunto entre Polícia Civil e Brigada Militar e também uma relação cada vez mais próxima com a comunidade", afirmou. Também participaram da coletiva de imprensa o chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Junior, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu.
No policiamento ostensivo, em cada bairro foram empregados um posto móvel da BM para abrigar a equipe de policiais de atendimento 24 horas ao público, viaturas de radiopatrulhamento, viaturas de policiamento ostensivo, que atuam exclusivamente no projeto, rádios portáteis e notebooks com internet. Foram destacados 17 policiais militares a mais para atender os quatro bairros e ampliado o número de horas-extras pagas aos policiais, totalizando 4.680 horas-extras por módulo, para cada 30 dias de operação.
Conforme o coordenador do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança com Cidadania, Carlos Sant?Ana, após o início da intervenção policial, começam as ações sociais que estão sendo desenvolvidas nas secretarias estaduais, autarquias e organismos federais que executam programas que, direta ou indiretamente, produzem efeitos na redução da violência. "O RS na Paz visa consolidar a preocupação do Estado com a segurança pública. Nos próximos dias, o governador do Estado irá assinar um decreto para a constituição de um Grupo de Trabalho formado pelas treze secretarias parceiras do programa".

Comentários