Empresa fará audiodescrição ao vivo no Festival de Cinema de Gramado

Filmes exibidos na sessão oficial das mostras competitivas estarão acessíveis a deficientes visuais

Usuário de audiodescrição no 43º Festival de Gramado, na Rua Coberta - Reprodução

Durante o 46º Festival de Cinema de Gramado, a Ovni Acessibilidade Universal, de Porto Alegre, realizará, em tempo real, a audiodescrição dos quatros filmes exibidos em 21 de agosto, a partir das 18h. Serão aproximadamente 80 usuários de audiodescrição e acompanhantes prestigiando os curtas-metragens brasileiros 'A Retirada Para Um Coração Bruto', de Marco Antonio Pereira; 'Catadora de Gente', de Mirela Kruel; e os longas 'Ferrugem', de Aly Muritiba, e 'Mi Mundial', de Carlos Morelli.

Participam, além dos profissionais da empresa portoalegrense, os audiodescritores Mimi Aragón e Kemi Oshiro, que ajudarão na produção dos roteiros e na consultoria: Letícia Schwartz, Rafael Braz, Manoel Negraes e os colegas Estela K. Valeriano e Edgar Jacques, da ETC Filmes, de São Paulo, companhia responsável pelo roteiro de audiodescrição original de Ferrugem, que forneceu o material para a narração ao vivo. O responsável pela leitura das legendas de 'Mi Mundial', de Denis Gosch, e os profissionais que atuarão no apoio à produção, Juliana Prestes, Lucas Gasparotto e Thayse Benedet, também integram o time da Ovni. O equipamento de audiodescrição será fornecido pelo Grupo Evento.

Dois ônibus farão o transporte do público entre Porto Alegre e o Palácios do Festivais, em Gramado. Ingressos aos usuários da audiodescrição e respectivos acompanhantes são disponibilizados pela produção do festival, que garante que esta será a edição mais inclusiva desde sua criação. Até 20 de agosto, às 12h, os interessados deverão fazer a reserva pelo e-mail [email protected].

Comments