Jornal de Venâncio Aires se coloca à disposição para receber denúncias da população

Cidadãos que quiserem tornar seus boletins de ocorrência públicos podem procurar a Folha do Mate

O jornal Folha do Mate se colocou à disposição da população de Venâncio Aires e arredores para publicar registros policiais. A medida se dá após a criação da Portaria nº 127 da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que impôs alguns obstáculos para a imprensa acessar registros policiais, pois o texto restringe informações sobre arrombamentos e assaltos, por exemplo, aos órgãos de segurança pública. Agora, essas denúncias só podem chegar até os meio de comunicação se o próprio denunciante autorizar a publicação ou tenha interesse na divulgação.

Dessa forma, o impresso divulgou uma matéria informando à população que está disponível para receber esse tipo de informação. Para isso, o interessado em divulgar seu caso, deve ir até a sede do jornal (Rua Visconde do Rio Branco, 600) com uma cópia do registro em mãos, feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), e repassar as informações necessárias. 

Caso a vítima não queria ou não possa comparecer no local, ela podem entrar em contato pelo telefone (51 )3793.2450 e relatar o fato. Dependendo do caso, um repórter poderá ir até o local para coletar as informações e tirar fotos e, depois, redigir a reportagem, que será publicada nas redes sociais e nas páginas da Folha do Mate.

Com a intenção de preservar as vítimas, a Portaria proíbe a Polícia de divulgar os nomes dos envolvidos. O texto ainda ressalta que a divulgação de um fato policial, como o arrombamento de uma casa ou o furto ou roubo de um veículo, tratam-se de casos pessoais. 

O jornal informa que o denunciante que buscar a divulgação do fato na Folha do Mate leve junto, se possível, fotos do objeto da denúncia. Por exemplo, caso se trate do arrombamento de uma casa ou prédio, a vítima leve fotos do local arrombado, da bagunça deixada dentro de casa ou filmagens da ação dos ladrões. O material será usado em forma de reportagem, sem custo algum para o cidadão. No entanto, o jornal salienta que cabe unicamente à direção da empresa definir o que pode e será divulgado.

Comentários