Fabiano Del Rei: Paixão por novas tecnologias

Publicitário leva uma rotina diária regada a muitas reuniões e se divide entre família, natação e surf nos horários de lazer

Durante a adolescência, ele queria ser médico, pois adorava estudar sobre o corpo humano. Mas, aos 20 anos de idade, Fabiano Homem Del Rei recebeu o convite, vindo de uma amiga de sua mãe, para conhecer a agência de publicidade MPM Propaganda. A partir daí, decidiu, sem dúvida alguma, qual seria sua escolha profissional. "Fiquei fascinado. Essa visita foi crucial para a minha decisão."


Filho da comunicadora Tânia Carvalho e do ator Geraldo Del Rei, Fabiano nasceu em São Paulo , no dia 16 de abril de 1967, e veio morar em Porto Alegre com apenas três anos. Na Capital, devido às viagens de trabalho da mãe, morou um tempo com a avó, de quem lembra carinhosamente. Segundo ele, suas vocações eram muitas, a começar pela influência para a Medicina, provocada por seu padrasto, o médico Felício Medeiros dos Santos. Mas, depois de terminar o Ensino Médio, no Colégio Anchieta, optou por cursar Biologia.


Em 1988, decidiu que a comunicação seria o seu destino e trancou o curso que estava fazendo para cursar Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde se formou em 1992. Logo depois de se formar, ingressou em uma pós-graduação de Administração de Empresas.


Um publicitário para todas as áreas


Com vontade de comprar um carro, Fabiano decidiu que queria trabalhar. No primeiro ano de curso, começou a estagiar na produtora Zero 512. Logo no início da década de 90, já foi convidado a fazer um outro estágio na agência MPM Propaganda, onde passou pelas áreas de criação e de Rádio Televisão e Cinema (RTVC). Terminado o estágio, foi atuar na área comercial da Zeppelin Filmes, na qual fazia o atendimento a algumas agências.


Em 1993, recebeu a proposta do jornalista Roberto Andrade para abrir uma produtora chamada Prisma, onde permaneceu por oito meses. Logo depois, os diretores da agência Upper convidaram Fabiano para atuar no atendimento. Durante três anos atendeu a contas de empresas como NET, Grupo Ipiranga, Big, Iguatemi e Dado Bier, mas não encontrava possibilidades de crescer na agência, pois afirma que todos os profissionais eram muito competentes em suas áreas.


Logo depois, em 1997, mesmo com pouca experiência no setor, foi convidado para montar a estrutura de Marketing da casa noturna Dado Bier, onde desenvolveu a revista Dado News e auxiliou na criação de novos eventos do local. Um ano depois, deixou o Dado Bier (e as noites em claro por causa do trabalho noturno) para atuar como diretor de Marketing da Paquetá. Na rede de lojas de calçados, o publicitário teve uma nova experiência: a rescisão de contrato. Segundo ele, o motivo da saída teria sido a falta de experiência na área do Marketing.


O objetivo vem à tona


Após sair da Paquetá, recebeu a proposta para trabalhar como gerente comercial na filial de Erechim da RBS TV. "Alguns gerentes foram para a Universidade de Harvard, outros foram para a Universidade de Oxford e eu fui para Erechim", brinca. Na cidade do interior, se relacionou com os empresários locais e conheceu todo o funcionamento do mercado comercial. "Tive um ciclo muito vitorioso nesta cidade, com muitas experiências e aprendizados."


Em 1999, acontecia o "boom da internet" e a rede mundial de computadores crescia a cada minuto. Então, depois de um ano em Erechim, Fabiano retornou a Porto Alegre para trabalhar como coordenador comercial e de comunicação no desenvolvimento do site clicRBS. Em 2002, deixou o portal e passou a ser gerente comercial nas rádios Atlântida FM e 102 FM, atual Itapema.


Com passagens por várias empresas em um curto espaço de tempo, o publicitário mantinha uma vontade pessoal de permanecer por muitos anos em um local de trabalho. Ele confessa que, no Grupo RBS, alcançou este objetivo. Mas, em 2005, sentia-se preparado para buscar novos desafios e abriu sua própria empresa. Ela funcionava como um estúdio de web digital, no qual eram criados projetos digitais multiplataformas. Segundo o publicitário, "a realização profissional de abrir o próprio negócio não funcionou".


Nesta época, começou a duvidar de que tivesse feito a escolha certa quando optou por deixar tantas empresas para trás. Já era 2007 quando começou a trabalhar na Zigon Comunicações, no desenvolvimento da revista digital Caras Sul, mas, seis meses depois já mudava de ares: a convite do publicitário Philipe Rocha, foi para a Lover Comunicação.


Como convites é o que não falta, há oito meses recebeu um para trabalhar na empresa de mídia externa Ativa. Atualmente, está desenvolvendo um projeto chamado de mídia digital out-of-home ou mídia embarcada. A operação instalará monitores de vídeo em mais de 200 ônibus da Companhia Carris.


Para realizar o novo projeto, Fabiano teve que estudar sobre mídia digital e mídia embarcada. "Está sendo muito gratificante trabalhar com pessoas maravilhosas." No momento, ele afirma que pretende permanecer na Ativa desenvolvendo novos projetos e ajudando na evolução da mídia externa normal para a mídia externa digital.


Tudo em família


Nos horários de lazer, o publicitário realiza diversas atividades, mas, quase todas voltadas para a família. Casado há nove anos com a professora de balé Márcia Lopes Del Rei, 36, Fabiano lembra-se até da data em que conheceu a esposa, dia 1º de agosto de 1995. O casal tem uma filha chamada Marina, de quatro anos.


A rotina diária é programada de acordo com os horários da família. Nas segundas e quartas-feiras, leva e busca a pequena Marina na escola. Nestes dias, a prioridade é almoçar e jantar com a filha, dar banho e a colocar para dormir. "É a rotina mais linda que eu tenho na minha vida." As férias e os dias de folga não são diferentes, a família faz programas como visitar o zoológico, caminhar nas praças da Capital, assistir a espetáculos infantis e ir ao cinema. "Tudo que tenho hoje é creditado à força que minha família sempre me deu. Minha filha e minha esposa são a minha motivação."


Devido a uma operação no joelho, Fabiano não pode praticar esportes de impacto, como futebol, basquete ou vôlei. Por isso, optou por fazer natação, modalidade que ele une ao seu esporte favorito desde a adolescência, o surfe. Quando é questionado sobre música, ele diz ser eclético, só não gosta de música sertaneja. Adora ouvir um bom rock and roll dos anos 70 e 80, música clássica, música espanhola, entre outros gêneros.


Na literatura, o publicitário busca formas de aprender novas técnicas como profissional e como pai. Para exercitar o lado paterno, ele costuma utilizar os livros educativos do autor Içami Tiba. Para o dia-a-dia profissional, lê livros técnicos, como "Empresas feitas para vencer", de Jim Collins.


Uma das maiores qualidades que Fabiano aponta em si é ser "uma pessoa do bem". No dia-a-dia, ele busca estar sempre com uma "boa energia" e passar isso para as pessoas que estão ao seu redor. Se considera um jovem ambicioso, em busca da felicidade e do bem-estar da família e afirma ver sempre o lado bom das coisas que passam no seu caminho. Para o futuro, estima evoluir, amadurecer profissional e pessoalmente e acredita que "se as coisas forem inatingíveis, não há motivos para não querê-las". 

Imagem

Comentários