Prêmio Lila Ripoll de Poesia bate recorde de inscrições

Distinção oferecida pela Assembleia Legislativa chega em sua 14ª edição

Prêmio recebe recorde de inscrições - Divulgação

Instituído pela Assembleia Legislativa gaúcha em 2004, o Prêmio Lila Ripoll de Poesia recebeu, em sua 14ª edição, a inscrição de 770 poesias, número recorde. Inscreveram-se poetas de diversas cidades gaúchas, assim como dos estados brasileiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Brasília e de países como Portugal, Japão e Moçambique. A premiação tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

O deputado Luiz Marenco (PDT), coordenador da Comissão Organizadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia, manifestou sua satisfação em ver o Parlamento gaúcho fomentando a cultura. "Nos tempos atuais, de um certo obscurantismo em relação ao papel da arte e da cultura na sociedade, saber que o concurso teve um número recorde de inscritos, de diferentes partes do mundo, é alentador e mostra que a poesia tem um público cativo e entusiasmado", afirma.

Já a diretora do Departamento de Cultura da AL, Mariana Gonzalez Abascal, destacou a importância da premiação e a receptividade materializada em um número recorde de inscrições. "Quando vejo o número de inscrições da edição deste ano quadruplicar, me lembro imediatamente da poetisa portuguesa Matilde Campilho, que disse 'a poesia não salva o mundo, mas salva o minuto' e reforço a convicção de que estamos no caminho certo, resgatando alguma coisa muito importante".

Reunida no dia 4 de junho, a Comissão Organizadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019 deliberou sobre a composição da Comissão Julgadora da premiação. Na oportunidade, foram confirmados os nomes de Valesca de Assis, Laís Chaffe, Gujo Teixeira, Renata Wolf e Cristiano Vieira como membros titulares, tendo como suplente Jeferson Tenório. A solenidade de premiação ocorrerá em agosto - em dia ainda não definido - e consistirá na entrega de medalha e diploma aos três primeiros classificados, além de diploma de menção honrosa aos 10 classificados subsequentes. As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa sob a forma de separata, e distribuídas gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Comments