Impressões de repórter: SXSW - Um universo inteiro reunido em um só espaço

Editora de Coletiva.net, Gabriela Boesel relata experiência dos primeiros dias no maior festival de inovação do mundo

SXSW segue até dia 17 - Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Muito conteúdo, muita gente, muita experiência. Se for para resumir em palavras as primeiras impressões do SXSW, em Austin, estas seriam as minhas preferidas. É um universo inteiro reunido em um único espaço. A todo momento, é preciso fazer escolhas do que assistir, onde ir e o que fazer, e a sensação da tal FOMO - Fear of missing out (medo de perder alguma coisa) é constante. A solução, a meu ver, é lidar com isso e aceitar, pois, sim, vou perder muita coisa.

Como jornalista, a vontade é estar presente em todos os lugares, pois a curiosidade me acompanha o tempo inteiro. No entanto, como a solução é escolher, por isso, optamos, nós de Coletiva.net, por assuntos e temas ligados, claro, à nossa linha editorial, ou seja, Comunicação. O futuro do Jornalismo, como o cinema se adapta às novas plataformas e possibilidades, social mídia, enfim, tem muito conteúdo relacionado a isso.

Outro destaque é a organização do evento. Embora seja comum o sentimento de estar perdida pelos corredores do Centro de Convenções de Austin, onde ocorre a maioria das palestras, há sempre uma pessoa de camiseta laranja pronta para auxiliar na localização. Estes voluntários estão espalhados pelo CCA, além de estandes de informação a cada corredor.

Os espaços para o pessoal da imprensa também são essenciais por aqui, pois, embora tenha internet liberada em todo o prédio, permitem que o profissional saia do movimento intenso e se concentre para trabalhar. São dois ambientes, ambos no quarto andar do CCA. Um é apoiado pela Carnegie Mellon Univesity e o outro pela Mercedes Benz. Café, chá, água e refrigerante estão à disposição dos jornalistas, assim como lanches. E a estrutura é completa, com mesas, cadeiras, tomadas e, inclusive, um espaço reservado para entrevistas.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comments