Nick Law, do Grupo Publicis: 'Responsáveis pelo produto devem liderar'

CCO da empresa defendeu que criadores são mais importantes do que pessoal de vendas e marketing

Nick Law, CCO do Grupo Publicis, falou sobre as transformações e o papel da criatividade na era da inovação - Crédito: Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Em uma conversa bem animada com o público de mais de 4,5 mil pessoas, que lotou o Ballroom D, do Centro de Convenções de Austin, Nick Law, CCO do Grupo Publicis, falou sobre as transformações e o papel da criatividade na era da inovação. Com a afirmação de que "o que trouxe você até aqui não é necessariamente o que levará você adiante", ele falou sobre os desafios que a empresa vem enfrentando nos últimos anos.

Antes de começar a apresentar sua palestra, Law exibiu um vídeo em que o fundador da Apple, Steve Jobs, defende que os responsáveis por produto são mais importantes do que as pessoas de vendas e marketing. A partir desta premissa, o executivo defendeu que os criativos que promoveram grandes e significativas transformações no negócio da propaganda vêm sendo infantilizados, e quem tem tomado as decisões são os envolvidos em business e mídia.

Para Law, as agências de publicidade devem repensar suas estruturas, visto que muitas ainda são inspiradas nos modelos de 1950. A entrega das agências, conforme falou, pode ser transformada a partir da formação e times criativos e com a liderança correta. Com isso em mente, o CCO do Grupo Publicis disse encarar a criatividade como o produto final das agências. 

Implementar a mudança a partir da estrutura tem sido feito com sucesso nas agências do grupo. E, segundo garantiu, tem sido um sucesso e com bastante receptividade por parte das pessoas. Outro destaque de sua palestra foi quando ele defendeu o fim da Big Ideia (Grande Ideia, em tradução livre). Para ele, as empresas não devem mais focar em uma ideia esperando que alguém a execute. "Os criativos pensam desta forma, o que está errado. É preciso pensar na execução como ideia, também", falou.

Nessa linha, Law afirmou que uma boa ideia não precisa estar atrelada necessariamente à tecnologia. "Uma boa ideia surge a qualquer hora e a qualquer lugar. A partir de uma experiência boa, outra ruim, ou, ainda, uma visita ao museu", exemplificou.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente, nos Estados Unidos, desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

 

Comments