Band prepara série sobre Uruguai, com apresentação de Filipe Peixoto

Produção, dividida em quatro episódios, será transmitida no Jornal da Band, em rede nacional

Filipe e equipe no Uruguai - Divulgação

O repórter de rede da Band TV Filipe Peixoto está no Uruguai para gravar uma série de reportagens sobre o país. Em quatro capítulos, que devem ir ao ar na segunda quinzena de outubro - com data a confirmar -, ele mostrará informações locais sobre turismo, gastronomia, educação e economia. "A ideia é poder falar sobre como o governo daqui está conseguindo manter a taxa de crescimento estável do PIB há 15 anos, enquanto vizinhos, como Argentina e Brasil, enfrentam a crise econômica", explicou o jornalista ao Coletiva.net, diretamente de lá. Ele também mencionou que abordará as leis do país referentes à legalização da maconha e do aborto.

Segundo Filipe, a proposta da série é apresentar um 'novo Uruguai'. "O brasileiro está um pouco mais familiarizado com o país, por sua proximidade, especialmente com o Rio grande do Sul, por isso queremos mostrar as novidades, indo por um caminho diferente." Ele está acompanhado do cinegrafista Cristiano Melo e do motorista Odacir Brito.

Filipe lembrou que a Band tem retratado o Uruguai na programação local, no entanto, essa é primeira vez que faz uma divulgação dessa magnitude em rede nacional. "Nós, enquanto equipe de jornalismo, vamos tentar levar aos brasileiros soluções, ideias e iniciativos que o país vizinho conseguiu aplicar, e que algumas podem servir de exemplo e reflexão para o Brasil", definiu ao portal.

Ele destacou, ainda, que ficou impressionado com o cuidado que o governo uruguaio tem com a população de idosos. "Ela está crescendo e no Brasil penso que isso será um problema futuramente. Conversei com uma senhora que recebe um aluguel social sem precisar pagar nada por isso e conta com a ajuda de uma cuidadora durante quatro horas por dia", exemplificou, ao falar, também, sobre a educação: "Visitamos uma escola rural, onde todos os alunos ganham um computador e têm acesso à internet. É um processo de inclusão no qual as pessoas têm oportunidades", finalizou.

Comentários