Sinal analógico será desligado à meia-noite de hoje

A partir de amanhã, só será possível assistir à TV aberta pelo sinal digital

Termina à meia-noite de hoje, 14, o processo de transição do sinal analógico para o digital em 107 cidades do Rio Grande do Sul. A partir de amanhã, 15, municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, dos Vales do Sinos, Paranhana e Taquari, da Serra Gaúcha, do Litoral, além da Capital, só poderão assistir à TV aberta pelo sinal digital. "Não haverá mais adiamento da data de encerramento. Agora, é definitivo", alertou a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, em entrevista exclusiva ao Coletiva.net. Ela se referiu ao primeiro prazo estipulado, que era 31 de janeiro e passou para 14 de março.

Segundo Márcia, até o momento, foram entregues 433 mil kits (antena, controle e conversor digital) e, ainda, resta um residual de 57 mil. "É importante que as pessoas entrem em contato conosco para retirar o material, de forma que não fiquem sem assistir TV", avisou, ao destacar que os pontos de entrega, além do telefone 147 (ligação gratuita) e o site www.sejadigital.com.br/kit ficarão disponíveis por mais 30 dias. As famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal podem retirar o conteúdo gratuitamente. Márcia também avisou que quem não tiver feito a transição do sinal, quando ligar a televisão depois da meia-noite de hoje, visualizará uma mensagem informando sobre o desligamento. "Essas pessoas não terão mais acesso à TV, por isso devem buscar nossos agentes."

A gerente lembrou, também, que a campanha para o desligamento do sinal analógico ocorre desde 4 de outubro de 2017. "Foi um processo intenso, pois não queremos que a população fique sem assistir TV", explicou. A digitalização da TV aberta permitirá que os programas tenham mais qualidade de som e imagem e, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, radiofrequência que será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil e de frequência FM nas rádios. "Dentro de 60 dias, a velocidade da internet já estará muito melhor", adiantou.

Todas as ações referentes à transição e sinal estão sendo coordenadas pela Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), uma instituição não governamental e sem fins lucrativos. Ela foi criada por determinação da Anatel com a missão de garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo os kits.

Leia mais:

Desligamento parcial do sinal analógico é positivo, diz gerente regional da Seja Digital

Desligamento do sinal analógico no Estado é prorrogado para março

Comentários