Túnel do Tempo

Em 31 de janeiro de 2002, Coletiva.net noticiava: 'Ulbra tem concessão para TV aberta'

Em janeiro de 2002, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas, ganhou a concessão para obter uma emissora de televisão. Este é o assunto que o Túnel do Tempo rememora nesta semana, quando faltam 14 meses para Coletiva.net completar 20 anos desde a primeira publicação no portal.

Após dois anos da permissão para ser exibida, a Ulbra TV entrou no ar pela primeira vez em 26 de novembro de 2004, para Porto Alegre e Região Metropolitana, experimentalmente, com jornalismo local e retransmissão pela STV (Senac São Paulo). Depois de um mês, a programação passou a ser transmitida 24 horas por dia e, quando completou um ano, em novembro de 2005, o canal foi lançado oficialmente.  

Atualmente, a Ulbra TV está em parceria com a TV Cultura, desde 2014, voltada para a Educação, e abre espaço para que estudantes de Jornalismo da Ulbra ingressem no mercado de trabalho. Em abril de 2017, finalizou a migração para o sinal digital e, hoje, pode ser assistida no 48 UHF, 48.1 Digital e 21 da NET.

Confira a nota na íntegra, publicada em 31 de janeiro de 2002:

Ulbra tem concessão para tv aberta

Está marcada para o dia 20 de fevereiro a reunião que irá nomear os responsáveis pela implantação do canal aberto de TV da Ulbra. A Universidade foi a primeira no País a receber concessão de um canal aberto de TV, com validade de 15 anos. Para a implantação, a Ulbra construirá, até 2004, um prédio de 15 mil metros quadrados para abrigar um centro de rádio e TV, laboratórios e salas de aula para os estudantes de Comunicação Social. A assinatura do contrato de concessão aconteceu na terça-feira, em Brasília, com a presença do Ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e o reitor da Ulbra, Ruben Becker.

Comentários