O site mmonline divulgou hoje que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) em todo território nacional às empresas C. Foster Serviços e Equipamentos de Petróleo, Hughes Telecomunicações do Brasil, CSM Telecomunicações, Portale São Paulo, Grupo Editorial Sinos, Dialdata Internet Solutions, Praiacamboriu Serviços de Internet, Tecnohelp Tecnologia Eletrônica, Link Express Serviços e Telecomunicações e Matrix Internet. A autorização permite às empresas oferecerem serviços de voz e dados através de pontos de presença, compostos de redes e circuitos de telecomunicações. Os Atos de Autorização, e seus respectivos extratos, foram publicados no Diário Oficial da União na última sexta-feira.
Outras empresas receberam ainda autorização para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia. Entre elas, as gaúchas Seitel – Seixas Telecomunicações, com sede em Taquari, e Portal das Hortências, com sede em Canela. A Vant Telecomunicações, com sede em São Leopoldo, já era autorizada do Serviço Limitado Especializado, nas submodalidades Serviço de Rede e Circuito Especializados. As duas solicitaram à Agência a adaptação de suas autorizações para o SCM, o que foi aceito pelo Conselho Diretor.
O SCM é um serviço que permite às empresas fornecer capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia (sinais de áudio, vídeo, dados, entre outras informações) utilizando quaisquer meios. As licenças para o serviço são válidas por prazo indeterminado, tendo como área de prestação todo o território nacional.

