
O primeiro painel do Summit Empreender 40+, que ocorre ao longo desta quarta-feira, 13, no Teatro Bourbon Country, foi uma promoção do Jornal do Comércio. Subiram ao palco Cassius Otharan, consultor responsável pelo Escritório de Projetos no Badesul Desenvolvimento, e Cristiana Escobar, gerente de Relacionamento com o Cliente e Canais Digitais do Sebrae e membro do Conselho de Liderança Feminina da Fiergs. A conversa, que teve o tema ‘Caminhos para o Empreendedorismo 40+’, foi mediada por Isadora Jacoby, editora do caderno Geração E.
Respondendo ao questionamento da mediadora — “É possível empreender depois dos 40?” —, Cristiana falou sobre o empreendedorismo como vocação. Para ela, os 40 anos representam um novo momento para empreendedores, que entram no mercado com fundações mais sólidas: “Não é para testar ou para brincar. Uma pessoa com essa idade tem um repertório que envolve conhecimento, experiência de mercado e habilidades essenciais”.
Ela também citou sobre como essa bagagem pode ser uma vantagem frente à Inteligência Artificial. “Um prompt pode ter 20 ou até 40 páginas e para que ele seja feito, para falar com o robô, pode demorar até uma hora e meia. E a nossa geração sabe falar, se conectar e se aprofundar. Então esse é o momento”, defendeu.
Experiência como maior ativo
Cassius defendeu a experiência como maior ativo dos profissionais com mais de 40 anos. “É um repertório de já ter errado, acertado e, por fim, entendido como funciona”, explicou. Porém, ele alertou para a importância de perceber que o empreendedorismo atual é diferente de quando esse público entrou no mercado: “Eu me renovei como profissional várias vezes na minha vida”.
Para o executivo, um ponto importante é saber identificar e diferenciar incerteza e risco. “Empreender é lidar com risco. Mas incerteza é aquele ambiente no qual não sabemos o que vai acontecer e como medir os resultados. Nós queremos empreender assumindo risco, mas tentando simular os resultados e seus impactos”, pontuou.
Olhar para as finanças
Recursos financeiros e estratégia de negócios também permearam a conversa. “O que não queremos ver são projetos cheios de iniciativas, mas com pouca ‘acabativa’”, afirmou Cristiana, ao trazer a experiência do Sebrae na orientação de empreendedores. Cassius, ainda, apresentou a visão da Badesul Financeira ao falar sobre crédito e financiamento. “Isso é algo que tem que estar no norte do empreendedor, não apenas na fundação da empresa, mas em toda trajetória”, acrescentou a mediadora Isadora.
A equipe de Coletiva.net está presente na segunda edição Summit Empreender 40+, realizado em 13 de maio, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre. Durante a cobertura, participam as jornalistas Márcia Christofoli, Patrícia Lapuente, Márcia Dihl e Sarah Acosta e a social media Anie Cristine Gabriel, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais — incluindo Facebook e Threads — e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.

