
A inovação pública só faz sentido quando acontece de forma aberta, conectando o conhecimento existente dentro dos governos com as capacidades desenvolvidas pelo mercado, pela academia e pela sociedade. A reflexão foi apresentada pela consultora espanhola Sandra Sinde, da Lanside, durante a palestra internacional ‘O que já é prática global — e ainda é pauta no Brasil?’, realizada no GovTech Summit 2026, nesta quarta-feira, 3, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
Com experiência em mais de 15 países, Sandra afirmou que a inovação pública aberta depende da capacidade de unir talentos internos da administração pública com o conhecimento produzido fora do governo. “A inovação pública aberta é uma arte. Ela conecta diferentes competências para gerar valor para os cidadãos”, destacou.
Ao longo da apresentação, a especialista mostrou que o uso de desafios e competições para resolver problemas públicos não é uma prática recente. Entre os exemplos citados estão iniciativas históricas promovidas por governos para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, além de programas mais recentes conduzidos por instituições como a Nasa.
Segundo Sandra, o grande diferencial surge quando a inovação passa a fazer parte dos processos de contratação pública. “Quem trabalha com contratação pública de inovação precisa ter uma mentalidade de investimento. O objetivo é gerar resultados e valor público”, afirmou.
Experiência espanhola
A consultora também apresentou o cenário da Espanha, considerada uma das referências europeias em compras públicas de inovação. De acordo com os dados apresentados, o país realizou mais de 250 projetos entre 2011 e 2024, movimentando mais de 1,3 bilhão de euros em iniciativas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras.
Apesar dos avanços, Sandra observou que o desafio continua sendo tornar a modernização uma prática permanente da administração pública. “A inovação precisa deixar de depender apenas de programas específicos e passar a integrar a cultura das instituições”, concluiu.
Com o apoio da Prefeitura de Canoas e, a equipe de Coletiva.net está presente na terceira edição do GovTech Summit, realizado em 2 e 3 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Durante a cobertura, participam as jornalistas Márcia Christofoli, Patrícia Lapuente, Márcia Dihl e Sarah Acosta e a social media Anie Cristine Gabriel, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais — incluindo Facebook e Threads — e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial