A DZ Estúdios, junto de um coletivo de organizações acadêmicas, de Comunicação e Sustentabilidade, criou o projeto ‘Guias Rápidos’, para apoiar voluntários nas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. A iniciativa é um projeto colaborativo de Comunicação, por meio de um conteúdo produzido com informações confiáveis, a partir da escuta atenta a especialistas, lideranças e pessoas que estiveram envolvidas na catástrofe climática. Além disso, ele tem o propósito de auxiliar agentes de impacto em situações de desastre. O material completo pode ser acessado por meio do link.
Com o intuito de alertas que a Comunicação é uma ferramenta importante para ajudar a rede de voluntários, iniciou-se o projeto colaborativo para apoiar as lideranças a se comunicarem melhor em meio às crises. Dessa forma surgiram os guias, manuais que fornecem informações confiáveis e objetivas para voluntários. Os materiais incluem orientações sobre organização e sinalização, além de anexos úteis como cartazes e planilhas.
Baseados em problemas reais mapeados nas áreas afetadas, os guias foram co-criados com especialistas e lideranças de impacto, que utilizaram a metodologia de design thinking – método para se estimular ideação e perspicácia ao abordar problemas -, que consiste em: sondagem de necessidades latentes, coleta de cases e boas práticas, estruturação e validação do conteúdo, produção, distribuição e revisão. Esses materiais permitirão que as boas práticas e os aprendizados sejam registrados e reutilizados em outras situações de crise.

