Somando-se aos comunicadores que anunciaram suas intenções de concorrer ao Parlamento gaúcho, o jornalista Paulo Brito teve sua candidatura a deputado estadual oficializada durante a convenção do partido Cidadania, realizada neste final de semana. Em conversa com a equipe de Coletiva.net, o narrador contou que o interesse pela política não é recente. O jornalista já chegou a pleitear o cargo de deputado federal, porém não atingiu o número de votos necessários.
Brito relatou que sempre foi filiado a partidos políticos. “Em 1980, quando cheguei na RBS TV de Porto Alegre, trabalhava de manhã no ‘Jornal do Almoço’ e à tarde no gabinete do deputado Sérgio Moraes, do PTB”, relembrou. Foi esse engajamento que resultou na candidatura a deputado federal em 2018 e embora tenha atingido 26 mil votos, não foi o bastante para alcançar o cargo. “Mas era o suficiente para deputado estadual”, ponderou.
A oportunidade de concorrer novamente veio por meio de um convite da parlamentar Any Ortiz. “Ela é a grande estrela do Cidadania, é a única com mandato e fez um trabalho maravilhoso. Me convidou com uma boa proposta, com tempo de televisão, algo que acho muito importante”, revelou. Para tanto, desde março o narrador tem percorrido o Rio Grande do Sul para conversar com a população e compreender suas necessidades.
Com isso em mente, Brito afirmou que focará seus esforços em levar o esporte às crianças que vivem em lugares com altos índices de violência. “É a melhor forma de tirar nossos filhos da mira do tráfico”, pontuou. Outra preocupação do jornalista é asfaltar as estradas utilizadas para o escoamento da produção agrícola e fiscalizar gastos governamentais. “Sempre fui um cara correto, então vou ser uma pedra no sapato de cada um que trabalhe com o dinheiro público”, explicou.
Brito ainda deixou claro que não pretende entrar no que chama de “guerra política”. “Não dá pra ver a política como um confronto, como acontece entre Lula e Bolsonaro, eu vou vir com um pensamento diferente”, disse. Para tanto, ele considera que a experiência no mundo da Comunicação pode ser benéfica para a manutenção do diálogo. “A gente tem facilidade em falar e explicar as ideias, o que dá um ganho na hora de se comunicar com o eleitorado”, avaliou.
Apesar do ingresso na carreira política, o narrador avisou que não deixará de comentar futebol em suas redes sociais. “Vou continuar atendendo a todos que me acompanham, meus ouvintes e patrocinadores, que me escolheram pela 20ª vez como um dos comunicadores mais lembrados do Estado no Prêmio Top Of Mind”, ratificou.

