Notícias

Iniciativa da Abraji reúne certidões criminais de candidatos nas eleições

Documentos foram obtidos por meio de código de programação, que baixou automaticamente os certificados disponíveis no DivulgaCand, do TSE

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou três novas coleções com milhares de arquivos de interesse público no Pinpoint – projeto criado pelo Google que utiliza inteligência artificial para identificar nomes de lugares, pessoas e empresas mencionadas em documentos e áudios. Curadora no Brasil desta iniciativa, a entidade obteve os documentos por meio de um código de programação, que baixou automaticamente os certificados disponíveis no site DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira coleção traz 49.341 certidões criminais que candidatos a deputado federal apresentaram à Justiça Eleitoral este ano. As outras duas coleções têm o mesmo foco, mas com recortes diferentes. Uma reúne 10.567 certificados de candidatos militares, agentes de forças de segurança pública e de segurança privada, que concorrem a qualquer um dos cargos destas eleições. Por fim, a terceira coleção tem 3.398 documentos que os candidatos religiosos apresentaram ao TSE, também com abrangência federal e estadual. 

Desde que iniciou a parceria de curadoria com a Google News Initiative, em agosto de 2021, esta é a primeira vez que a Abraji publica três coleções em um mesmo mês. Boa parte das certidões não contém processos judiciais contra os candidatos, porém, para os jornalistas que procuram por possíveis pautas, é importante usar operadores de busca avançada para filtrar os documentos no Pinpoint. Uma outra dica é usar palavras-chave para chegar em casos específicos. Seja usando o nome de determinado candidato ou buscando por um possível delito. 

Para a coleção de documentos sobre candidatos religiosos, a equipe da Abraji identificou 704 postulantes, a partir do uso de títulos religiosos no nome de urna ou da declaração de ocupação junto ao TSE. Há documentos relativos a dois candidatos a governador, 238 que disputam vagas para a Câmara dos Deputados, 425 que concorrem a assembleias estaduais, sete postulantes ao Senado, 17 concorrentes a deputado distrital, além de um vice-governador, um vice-presidente e 14 suplentes.

Créditos

Vale ressaltar que todas as informações disponibilizadas na plataforma são públicas, mas o trabalho de curadoria, seleção, diferentes tipos de download, descrição e pesquisa de exemplos é todo feito pela Abraji. Por isso, a entidade pede que os profissionais creditem à organização na produção de suas matérias. Dessa forma é possível garantir a manutenção desse trabalho, assim como mostrar para outros colegas que as coleções são úteis.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.