Na RBS TV, 2022 foi marcado por aniversários, como o do ‘Jornal do Almoço’ (JA), do ‘Galpão Crioulo’ e de Porto Alegre, além do contato com o público, a partir das viagens para o interior gaúcho. É o que contou a editora-chefe da emissora, Ellen Appel, em conversa com Coletiva.net. Na conversa, ela ainda avaliou o ano como cheio de desafios, coberturas e comemorações.
De acordo com a profissional, 2022 começou com uma programação especial em função dos 50 anos do ‘JA’. “Depois de dois programas alusivos em Porto Alegre, percorremos o Estado em eventos e feiras do interior. Uma conexão importante com o nosso público, que nos recebeu da melhor maneira possível”, disse. Outra equipe a viajar pelo Rio Grande do Sul foi a do ‘Galpão Crioulo’, que chegou a quatro décadas no ar, além do projeto ‘Bola na Rua’, que levou comunicadores do Grupo RBS para o “contato direto com a audiência”.
Além disso, o próprio conglomerado ficou mais velho e completou 60 anos. “Comemoramos com uma festa antecipada na Redenção, em Porto Alegre, com pessoas vindas de diversas cidades”, lembrou Ellen. Também houve “grandes coberturas”, como as eleições e a Copa do Mundo, elencadas como as principais conquistas, junto com a aproximação às pessoas, no pós-pandemia. “Foi um ano incrível”, comemorou a profissional.
Todo esse trabalho teve reflexo nas questões financeiras, já que o veículo findou 2022 com um aumento de 3% no faturamento. Tudo isso fez com que o último ano tenha sido finalizado “em festa”. Para os próximos meses, a expectativa é de que os números cheguem a 15%, além de marcar presença em todo o Rio Grande do Sul, com “liderança consolidada em audiência”. Ellen ainda informou que novos formatos e alternativas serão trazidos para os anunciantes e que os telespectadores terão acesso a uma “grade premium de conteúdos, mesclando programação Globo e a força do nosso localismo que é Bem pra Ti”.

