Nesta quinta-feira, 23, foi ao ar no Coletiva.tv a 13ª edição do ‘Fala, Mercado’, programa apresentado pela publisher de Coletiva.net, Márcia Christofoli. Como tema, a atração abordou as estratégias baseadas em dados, o que, para o entrevistado Renato Mesquita, CDO e cofundador da NR Lidera, é um assunto que “as empresas estão entendendo a relevância”. Para conduzir a entrevista, foi convidado o fundador da Alright e da Bond Growth Studio, Fabiano Goldoni.
Ainda de acordo com Renato, embora a utilização de dados não seja algo novo, algumas técnicas e ferramentas de exploração evoluíram recentemente. “Métodos que surgiram de forma brilhante e adaptados aos mais diversos campos de atuação”, pontuou. Para ele, na área da Comunicação, as empresas estão passando por um processo de adaptação e precisam “quebrar algumas barreiras”, como a questão cultural e de estruturação.
No entanto, o CDO da NR Lidera apontou que os dados a serem utilizados não são únicos e dependem da atuação de cada empresa. “No meu caso, são as variáveis de mídia, que têm como medidas os investimentos em uma série histórica”. Em relação à ética do uso de informações sensíveis de usuários, Fabiano pensa que elas devem ser separadas entre pessoais e de conhecimento, como os números de faturamento. “Agora, se eles vêm com os nomes dos compradores, você tem uma planilha que precisa ter mais cuidado”, avaliou. Em relação ao uso desses conteúdos para acionamento em mídia, ele entende que a questão “melhorará, quando houver a aplicação de multas”.
Confira o novo episódio de ‘Fala, Mercado!’:

