Colunas

A verdade é o que faz a notícia

Por Grazi Araújo

Ter boas fontes é uma das premissas de um bom jornalista. Por outro lado, é sempre recomendado checar com os colegas assessores quando há acesso, interesse e compromisso por transmitir a verdade. A pressa de ser quem dá o furo, quem faz o primeiro tweet ou a busca a manchete do push do app, muitas vezes atrapalha a construção da notícia e ela sai torta. É aí que entra a busca inversa, do assessor ir atrás do repórter para contribuir ou corrigir a informação publicada, que não foi checada e sequer apurada com mais atores da notícia.

É difícil explicar para quem é protagonista ou até mesmo coadjuvante de uma falsa afirmação como algo assim acontece. É complicado entender o porquê de tanta correria. Quando alguém sopra uma notícia de bastidor, das duas, uma: ou há interesse por trás ou uma boa relação entre colegas. Quando a intenção é a primeira, é ainda mais recomendado a cautela. Hoje, um whats resolve a questão e mata a charada. Não se perde tempo e se ganha respeito, moral e confiança.

É para isso – também – que existem assessores de imprensa. O nome explica ao que se dá tal cargo. Usem e abusem das relações profissionais. Claro que há casos e casos, apurações e fatos, interesses e interessados. É preciso lembrar o tamanho do alcance que uma notícia pode ter, os prints que prontamente circulam de uma informação que, quando é publicada de forma torta, pode ter consequências imediatas que uma errata posterior já não resolveria. Portanto, sejamos todos mais comprometidos com o que espalhamos por aí para que a admiração pelo jornalismo seja sempre mais destaque do que a sensação de falta de noção de uma notícia torta.

Autor

ond@web

Repórter especial

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec eu leo rhoncus est vulputate cursus varius in dui. Fusce non orci a nisi semper fermentum. Aliquam erat volutpat. Nunc posuere felis quam, at iaculis erat vehicula pellentesque. Nunc molestie in augue et feugiat. Praesent faucibus hendrerit nisi, in tincidunt nunc gravida id. Nulla eu ultrices mauris. Vivamus vel velit vel dui tincidunt elementum.
Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.