'TV Campus Entrevista' aborda os 10 anos do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes

Programa da UFSM teve como convidada a enfermeira e fundadora do serviço, que foi criado após a tragédia da boate Kiss, Soeli Guerra

Programa da UFSM trouxe a enfermeira Soeli Guerra - Reprodução/YouTube

A tragédia na Boate Kiss, na qual 242 jovens morreram e mais de 600 pessoas ficaram feridas, completou 10 anos na última semana. Logo após o incidente, em 2013, foi criado o Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava). Para falar sobre o serviço, o 'TV Campus Entrevista', programa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), convidou a enfermeira Soeli Guerra, criadora do espaço.

Estudante de Jornalismo da instituição de ensino, Luís Gustavo Santos foi quem comandou o bate-papo. Na conversa, a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria explicou que o Ciava nasceu para atender a uma demanda. "Ele surgiu da necessidade de ter o acompanhamento das vítimas, especialmente porque ainda não se sabia na época qual seria o desfecho, em termos de saúde, que acometeriam os sobreviventes", explicou. 

A profissional lembrou que, além dos sobreviventes da tragédia na Kiss, o serviço atende a pessoas que sofreram qualquer tipo de acidente. Conforme a enfermeira, a maioria dos pacientes é de quem sofreu queimaduras. Na conversa, Soeli relatou mais sobre o trabalho desenvolvido e as ações que foram realizadas ao longo dessa década de atuação.

Assista ao episódio:

Comentários