Alunos da Univates criam campanha contra golpes pelo WhatsApp

Ação foi desenvolvida em parceria com o Grupo Independente de Comunicação

Alunos de Publicidade participaram da iniciativa contra golpes no Whatsapp - Warren Wong/Unsplash

Com o intuito de conscientizar os espectadores dos canais de Comunicação do Grupo Independente sobre golpes na Internet, especialmente os realizados pelo WhatsApp, alunos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari (Univates) desenvolveram uma campanha para o veículo. Na iniciativa, mensagens de alerta serão inseridas nos programas que trazem as notícias policiais da emissora.

Além disso, banners e vídeos acompanharão a veiculação desses textos, com informações sobre riscos e prevenção no site e nas emissoras da empresa midiática. Para tanto, os estudantes criaram diferentes peças e abordagens audiovisuais. Dessa forma, pretendem avisar os públicos mais vulneráveis, como os idosos, sobre crimes digitais e financeiros.

A ideia do trabalho surgiu a partir de uma demanda do Grupo Independente de Comunicação, que frequentemente publica notícias sobre delitos do tipo no Vale do Taquari e percebeu a necessidade de desenvolver ações de sensibilização. Conforme o professor Fábio Luis Kraemer, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o tema foi tratado na disciplina Publicidade Institucional. 

A atividade foi uma forma de mostrar que a área trabalha também com outras ações, que não só a propagação de mensagens que estimulem o consumo de determinado produto ou serviço. "Todavia, a Publicidade e Propaganda também têm um papel importante na busca da conscientização da sociedade. A veiculação dessa campanha, no caso, busca ensinar as pessoas a reagir de forma adequada quando confrontadas com uma situação de risco." 

Uma das participantes foi a aluna do terceiro semestre, Laila Schmidt, que acredita que pôde contribuir para a iniciativa. "O fato de o trabalho ser elaborado para um cliente real e ser veiculado agrega credibilidade ao trabalho e visibilidade para os alunos." A aluna defende que a Comunicação possui um papel social. "Projetos estrategicamente pensados e elaborados são a engrenagem para mudanças que queremos para o mundo e para a nossa sociedade", complementa. 

Comentários